O que significa fita amarrada no tornozelo?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Fiéis creem que as fitinhas do Bonfim carregam o poder de realizar três desejos quando se rompem. Elas geralmente são amarradas nos punhos, nos tornozelos ou nas grades das igrejas em homenagem aos Santos de cada uma delas.

No entanto, quem usa a fitinha vermelha no carro tem apenas um desejo em mente: espantar a inveja e o mau agouro. A fitinha funciona como uma proteção contra os pensamentos (e as atitudes ruins) de pessoas que querem para si aquilo que é dos outros.

BRANCO – Significa paz, sabedoria, pureza e calma. VERMELHO – Significa paixão, amor, desejo e energia. VERDE – Significa vigor, juventude, natureza, frescor e esperança. VERDE ESCURO – Está associado ao masculino, com virilidade e grandeza.

O folclore diz que a pessoa deve usar a fita dar duas voltas no pulso. Amarra-se com três nós, para cada um deles faz-se um pedido. Segundo a crença popular Deve-se manter segredo sobre os desejos e é importante saber que eles só vão se realizar quando a fitinha se partir e cair por conta própria.

Serve para pedir a benção a Deus para o novo casal. É um evento curto, que não dura mais que meia hora, sendo rápido e preciso e convidados de outras religiões podem participar sem problemas.

Os sete nós são a representação de diferentes dimensões espirituais que compõem toda a sua realidade. Carregá-la em sua mão esquerda oferece imunização espiritual contra o “mau olhado”, que é um dano transmitido pela pessoa consciente ou inconscientemente. E finalmente, o vermelho está relacionado a um aviso de perigo.

Ela é usada (normalmente amarrada) como uma espécie de pulseira no pulso esquerdo do utente (o lado de recebimento). Algumas dessas cordas vermelhas são trazidas de Israel em grande quantidade em torno do túmulo da matriarca bíblica Raquel, perto de Belém.

Por que a Fita Vermelha cai? A Fita Vermelha fez seu trabalho se cair com o tempo, e não há motivo para pânico. Recomenda-se amarrar uma nova Fita Vermelha o mais rápido possível, quando isso acontecer.

Onde houver fita preta significa a coleta de resíduos, que não sejam o que resultantes da área de saúde, haverá uma sinalização com fita preta.

Fita de demarcação amarela
É a cor usada para indicar “cuidado!”.

Fita de solo preta
A fita de demarcação de solo preta indica os locais de coleta de resíduos da sua empresa.

O acessório simboliza o apoio à União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês). Indicados como a atriz Ruth Negga e o músico Lin-Manuel Miranda e outras celebridades como a modelo Karlie Kloss usaram a fita.

Fita de demarcação azul
É a cor empregada para indicar uma ação obrigatória, como, por exemplo, determinar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), como “Use protetor auricular”; e impedir a movimentação ou energização de equipamentos (por exemplo: “Não ligue esta chave”, “Não acione”).

Janeiro BRANCO – Conscientização sobre a saúde mental. Fevereiro ROXO – Conscientização sobre fibromialgia e mal de Alzheimer. Fevereiro LARANJA – Conscientização sobre leucemia. Março AZUL – Conscientização sobre o câncer colorretal.

“Esta fitinha simboliza de modo sincero e simples a presença de Nossa Senhora, ou de nosso Senhor, no meio de nós, colocando em nosso pulso e vivendo com um sinal visível aquilo que temos de nossa fé.

A fita adesiva marrom, conhecida pela coloração denominada havana, é a mistura o pigmento marrom com o adesivo. Nas 3 cores acima é utilizado o mesmo plástico que é o BOPP (polipropileno bi orientado).

Ela simboliza benção para quem a usa. Também pode ser usada em diferentes ritos de adoração a divindades Hindus, e oferecê-la como presente é tido como um gesto de amizade. O fio também é chamado de "raksha" ou "rakhi" na cerimônia em que a irmã amarra-o no pulso de seu irmão.

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

A Fita Branca da Consciência (fita branca) é uma fita da consciência às vezes usada pelos movimentos políticos para significar ou divulgar suas crenças. Geralmente é usada em roupas ou representada em fontes de informação, como cartazes, folhetos, etc.