O que significa FIO2 em ventilação mecânica?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Perante gasometria arterial, pode ser observado que a relação entre PaO2 (pressão parcial arterial do gás) e FIO2 (fração inspirada de oxigênio) cai para menos de 300.

A oximetria dentro dos valores normais indica boa troca gasosa pulmonar desde que a fiO2 esteja entre 20 a 40%. Valores de saturação normais não excluem ventilação mecânica. Independente da idade, ou suplementação de O2, valores abaixo de 90% indicam sério comprometimento na troca e oxigenação a nível pulmonar.

– FIO2 (fração inspirada de oxigênio): Quantidade de oxigênio puro oferecido ao paciente: Varia entre 21% (ar ambiente) e 100%. Altas frações de oxigênio por tempo prolongado causam oxidação endógena, e pode provocar toxicidade e lesão pulmonar.

3.4 Ajuste da fração inspirada de oxigênio (FiO2)
Deve-se objetivar a menor FiO2 que mantenha a pO2 acima de 70 mmHg. Não se aumenta a FiO2 ou a pressão expiratória final positiva (PEEP) se o pO2 estiver nesse nível. Em princípio, a FiO2 deve ser reduzida para 40% antes de se iniciar a redução da PEEP.

A pressão positiva expiratória final, também conhecida como PEEP é uma forma de aplicação de resistência a fase expiratória objetivando a abertura de unidades pulmonares mal ventiladas ou mesmo a manutenção desta abertura por mais tempo visando melhorar a oxigenação por implementar a troca gasosa.

A PEEP é a pressão nos pulmões (pressão alveolar) no final de cada respiração (expiração). Nos pacientes em ventilação mecânica, a PEEP trabalha contra o esvaziamento passivo do pulmão e o colapso dos sacos de ar (alvéolos).

SaO2

O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.

A PEEP mínima que se deve existir na via aérea de um paciente adulto é o valor de PEEP fisiológica que é 5 cmH2O.

A pressão expiratória final positiva (PEEP) é usada rotineiramente em prematuros ventilados para manter o volume pulmonar 8, e na deficiência de surfactante, pneumonia e outras doenças pulmonares, a ventilação mecânica com PEEP mostrou melhorar a oxigenação28-29.

Nas últimas décadas a utilização de PEEP (pressão positiva no final da expiração) adequada, associada a valores mais fisiológicos de pressão inspiratória (PIP) promoveu uma diminuição na incidência de lesão pulmonar, pois a complacência pulmonar em neonatos é menor, exigindo uma abertura e manutenção das pressões nos ...

O PaO2 é a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial se encontra em valores normais entre 70 mmHg a 100 mmHg. O FIO2 é a fração de oxigênio inspirado ou, simplesmente, a percentagem de oxigênio em uma mistura gasosa. Por exemplo, ar atmosférico possui FIO2 de 21%.

Pico de pressão inspiratório (PIP) – É a pressão máxima atingida durante a inspiração no ciclo de ventilação mecânica. Pressão platô (P. Plat) – Valor de pressão das vias aéreas, medida no momento da pausa inspiratória.

Fração inspirada de O2 (FiO2): porcentagem de oxigênio no ar inspirado.

A oxigenoterapia de alto fluxo é um suporte respiratório não invasivo que fornece ao paciente ar aquecido, umidificado e enriquecido com oxigênio. É tipicamente utilizada em pacientes que respiram espontaneamente e precisam de oxigênio em taxas de fluxo mais elevadas.

A PEEP a ser escolhida deve ser aquela na qual encontramos a maior complacência pulmonar, supostamente pela melhor relação entre minimizar a atelectasia e evitar sobredistensão.

Os parâmetros que normalmente são ajustados nesta modalidade são: a) Frequência Respiratória (FR); b) Fração Inspirada de Oxigênio (FiO2); c) Pressão Inspiratória (LIMITE); d); Tempo Inspiratório (CICLAGEM); e) Pressão Positiva ao Final da Expiração (PEEP); g) Sensibilidade (ou Trigger).

Para evitar essas condições, é necessário avaliar a pressão positiva ao final da expiração a beira leito. Há duas formas de encontrar a auto-PEEP, uma delas é subtraindo a total da extrínseca (seu valor é a da PEEP ajustada no monitor). O cálculo fica Auto-PEEP = PEEPt – PEEPext.