O que significa filho de Timeu?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Filho de Timeu. Um mendigo, cego, de Jericó, a quem Jesus Cristo deu vista (Mc 10.46), Mateus e Lucas descrevem o mesmo incidente (Mt 20.30 – Lc 18.35), mas Lucas conta que o milagre foi feito quando Jesus entrava na cidade e não quando saia.

Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

Existe alguma simbologia na capa do cego Bartimeu? Sendo Bartimeu cego, e mendicante, tudo o que possuía era sua capa. Ao ouvir que Jesus o chamava, ele não pensou em seu único bem (a capa). Largou-a e imediatamente e foi ter com aquele que poderia fazê-lo voltar a enxergar.

Ele sabia que há coisas que somente Deus pode fazer. Para os homens poderia pedir esmolas, mas para Deus poderia pedir o milagre. Se você precisa de uma cura, de algo difícil ou até mesmo impossível, algo que os homens não são capazes de fazer; não gaste tempo pedindo àqueles que não podem lhe dar.

Timeu (historiador) ou Timeu de Tauromênio foi um historiador grego, filho de Andrômaco, tirano de Tauromênio, na Sicília, Timeu nasceu por volta de 352 a.C. Estudou sob as ordens de Filisco, e foi banido da Sicília por Agátocles de Siracusa.

Apesar de estar presente nos três Evangelhos, a Bíblia revela poucos detalhes a respeito de Bartimeu. Por exemplo, seu nome é revelado apenas no Evangelho de Marcos 10:46, característica rara na Bíblia. No mesmo livro, seu nome tratado como "Bartimeu, filho de Timeu".

As escrituras também não mencionam o passado de Bartimeu. Não há evidências se ele era cego de nascença ou se ficou cego no decorrer de sua vida. Apenas menciona a sua cegueira, a sua condição de mendigo e o fato de ele ser uma das pouquíssimas pessoas curadas por Jesus e que sabemos o nome.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

Interessante é que neste evento, Bartimeu jogou fora a capa que usava, e saiu correndo ao encontro do Mestre, que após acalmá-lo, restitui-lhe a visão. O espírito Emmanuel (op. Cit., cap. 98), considera o gesto de despojamento da capa, um atosimbólico precioso.

A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.

O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado. Acredita-se que Jericó seja uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, por isso, é uma importante fonte de informações sobre as antigas habitações humanas no Oriente.

Assim esta 3 informação vinda da serie os Milagres de Jesus cita como pais de Bartimeu : Timeu e sua mãe Ilana.

Entretanto, ele aplica ao Divino Redentor o apelativo de “Filho de Davi”, próprio ao Messias, sinal de que já acreditava na missão de Jesus.

Bartimeu

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”.

— O lar de Marta, Maria e Lázaro parece ter sido a moradia habitual de Jesus, quando estava em Betânia.

Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Bebel. E que depois se aposentar do serviço militar tornou-se um cidadão bem-sucedido na região, um forte comerciante.

Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

Dessa forma, tocando as buzinas de carneiro todo o povo deveria gritar, dando um grande brado, para que então o muro da cidade viesse a desmoronar. Assim, o povo subiria por ele e tomaria posse da cidade.

Saindo de Jericó
Sem dizer nada do que ele faria nessa cidade, o evangelista acrescenta imediatamente: “Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho” (Mc 10,46).