O que significa filha de Sião na Bíblia?

Perguntado por: agomes8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Deste modo, Maria é a Virgem Filha de Sião, que personifica a imagem do Povo de Deus na sua relação com Deus. Nos textos em que aparece no Antigo Testamento, o termo kecharitômene refere-se à Filha de Sião.

Inicialmente era o nome do monte em Jerusalém, no qual foi construída a cidade do rei Davi. O Monte Sião passou a designar a terra prometida ou a própria Jerusalém. O significado bíblico do nome Sião é usado em religiões como o Cristianismo, que acredita ser Sião uma terra sagrada destinada aos fiéis após o Armagedom.

Em Zacarias 2:10–11 lemos: “Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor.

O Monte Sião (do hebraico Tzion) está localizado no sudeste de Jerusalém.

Mas o monte de Sião citado pelo salmista sem dúvida é o que abrigava o Templo do Senhor que havia sido construído em Jerusalém; bem como o palácio real. Esse monte é usado frequentemente nas Escrituras como figura da habitação de Deus com seu povo e da estabilidade das promessas de sua aliança.

Maria pode ser chamada "Filha de Sião", pois na sua pessoa chega ao auge e se concretiza a vocação da antiga Jerusalém e do inteiro povo eleito.

No Velho Testamento, Sião é geralmente um sinônimo da cidade de Jerusalém com seu monte do templo. As profecias do Novo Testamento previam que o Senhor um dia criaria novos céus e nova terra. Como parte dessa nova criação, uma cidade de Deus chamada “Nova Jerusalém” iria “[descer] do céu do meu Deus”.

O principal fundador de Monte Sião, major Antonio Bernardes de Souza, nasceu aos 24 de outubro de 1803, no lugar denominado "Rio Pardo", Freguesia de Ouro Fino. Em 1825 o fundador desta cidade já residia no bairro do "Lutério", antiga denominação de Monte Sião.

Sião era uma fortaleza próxima de Jerusalém que foi conquistada por David. Originalmente chamado em hebraico de Tzion, Sião significa cume. O nome designava uma fortaleza que era encontrada em uma colina na região a sudeste de Jerusalém de propriedade dos jubuseus.

Porta de Sião
É uma entrada muito reverenciada pelos muçulmanos, que a chamam de Porta de David, pois acreditam que o túmulo do profeta fica bem perto desse lugar. A Porta de Sião permite o acesso aos bairros judeus e armênio.

Joel 2:1-21 In-Context. 1 Tocai a trombeta em Sião, e dai o alarma no meu santo monte. Tremam todos os moradores da terra, porque vem vindo o dia do Senhor; já está perto; 2 dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de negrume!

A figura da Filha de Sião, anunciada pelos profetas, era uma imagem feminina símbolo do Povo eleito, representada umas vezes como mãe, que deu à luz uma multidão de filhos (Sl 87); outras vezes, sobretudo no contexto da Aliança, como esposa, que Deus desposou num amor eterno (Os 2,2.18.21-22; 3,3-4); finalmente, como ...

Filha do Meu povo.
Expressão hebraica comum que indica que a nação de Israel, ao longo da história, foi a “mãe” e aquela geração era a “filha”. CBASD, vol.

O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.

A comunidade recebia a autorização para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa. Nascia assim Monte Sião, que receberia esse nome por sugestão de missionários franciscanos, que repararam na semelhança do Morro Pelado com o Mont Sion em Jerusalém.

Os sacerdotes tocavam a trombeta ou shofar para anunciar os dias festivos, para convocar as assembléias do povo e dar o sinal de combate (Nm 10:1-10; 31:6). O shofar é um instrumento sagrado e não deve ser tocado a qualquer hora, nem de qualquer jeito, por brincadeira ou diversão.

Os que confiam no Eterno são como o monte Sião: Nada pode abalá-lo, é uma rocha segura em que você pode sempre confiar. As montanhas circundam Jerusalém, e o Eterno circunda seu povo — sempre foi e sempre será assim. Os ímpios nunca tomarão o lugar Nem a porção dos justos, para que não reine a violência.

No Salmo 125 estudo veremos que aqueles que confiam no Senhor não são influenciados por qualquer ideia ou doutrinas passageiras. Pelo contrário, eles são estáveis e firmes. O segredo desta estabilidade é o lugar em que essas pessoas depositam sua confiança: Deus.