O que significa filamentos de muco no exame de urina?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga. A presença de muco geralmente deixa a urina com aspecto turvo.

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Bacteriúria significa presença de bactérias na urina. A presença de bactérias na urina costuma estar associada à infecção do trato urinário (ITU), mas isso nem sempre é verdade. É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária.

A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga. A presença de muco geralmente deixa a urina com aspecto turvo.

O que é o muco? Muco, conforme apontado, é uma secreção produzida no interior das narinas e na garganta, com uma aparência viscosa e fluida. Todos os dias, o corpo forma, absorve e elimina até dois litros de catarro, mesmo quando está tudo bem com a nossa saúde.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

O exame de urina simples pode detectar a quantidade de leucócitos presentes no material. Eles indicam quando há alguma desregulagem nas bactérias do sistema urinário. Os valores do laudo deverão ser interpretados por um médico.

Saiba Mais sobre a Leucocitose. A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.

O número de leucócitos, nas uroculturas positivas para infecção do trato urinário (ITU), foi de 22% para <10.000/mL e 68% >10.000/mL. Estudos mostram que o número de leucócitos é considerado anormal somente acima de 10.000/mL, sugerindo ITU.

As taxas globais de leucócitos para homens adultos normais estão entre 4.500 e 11.000 por milímetro cúbico de sangue . Considera-se que há leucocitose quando a pessoa apresenta mais de 11.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue .

Os sintomas de infecção urinária são:

  • Necessidade urgente e frequente de urinar;
  • Urina escassa durante a micção;
  • Odor ao urinar;
  • Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre;
  • Febre baixa e constante;
  • Presença de sangue na urina em casos graves;
  • Sensação de peso na bexiga.

Sintomas de infecção urinária

  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Escassa eliminação de urina em cada micção;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

Valores normais estão abaixo das 10.000 células por mL ou 5 células por campo.

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Densidade relativa: a densidade normal da urina varia entre 1,010 a 1,025.

Qualquer tipo de alteração ou agressão ao sistema respiratório pode estimular o aumento da produção de muco, como também é chamado o catarro. Isso ocorre ao inalar fumaça, respirar alérgenos ou devido à exposição a vírus e bactérias causadores de infecções e processos inflamatórios.

O muco cervical do período fértil geralmente dura cerca de 4 dias. Para uma mulher que tem o ciclo de 28 dias, o muco cervical com aspecto de clara de ovo deve estar presente do 10 ao 14 dias do ciclo, sendo esse o seu período fértil.