O que significa filamento de muco presente na urina?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga. A presença de muco geralmente deixa a urina com aspecto turvo.

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.

Para entender o que significa uma urina ácida, precisamos entender, em primeiro lugar, o que é o pH da urina. Toda urina têm condições normais têm um pH que é levemente ácido, ou seja, tem um pH entre 5,5 a 7,5.

Bacteriúria significa presença de bactérias na urina. A presença de bactérias na urina costuma estar associada à infecção do trato urinário (ITU), mas isso nem sempre é verdade. É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária.

Qualquer tipo de alteração ou agressão ao sistema respiratório pode estimular o aumento da produção de muco, como também é chamado o catarro. Isso ocorre ao inalar fumaça, respirar alérgenos ou devido à exposição a vírus e bactérias causadores de infecções e processos inflamatórios.

O catarro é fabricado naturalmente com o objetivo de barrar poeira e microrganismos. Quando essa proteção não é suficiente e o corpo é afetado por uma dessas infecções, glândulas presentes nos brônquios começam a produzir uma secreção mais espessa.

Causas para produção de muco nasal
Fatores climáticos podem iniciar a produção de muco no sistema respiratório, como queda na temperatura ambiente, alterações nos índices de umidade do ar, presença de alérgenos, como poeira, pólen e fumaça, entre outros.

Alterações na cor
A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.

Os principais sintomas das infecções urinárias são: dor ou ardência ao urinar, forte necessidade para urinar (urgência mesmo que já tenha urinado), urina escura, urina avermelhada e dores no “pé da barriga” ou no reto, além de dores na região dos rins (dor lombar alta).

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Uma urina saudável costuma ser levemente ácida, com valores que vão entre 5,5 e 7,5. Contudo, se o exame apontar que a urina está com 8 ou mais na escala de pH, quer dizer que o líquido está mais voltado para o alcalino ou básico. Se o valor for 5 ou menor, pode ser um indício de que há uma acidez excessiva.

Densidade – A densidade deve variar entre 1005 e 1025. A urina com densidade menor do 1005 está pouco concentrada e pode significar que a capacidade de concentração do rim está comprometida. Já quando a urina estiver com a densidade maior do que 1025, ela será mais amarela e com odor forte.

Urina amarelo-clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

A infecção urinária, quando não tratada, pode levar a complicações graves, como a infecção dos rins, recebendo o nome de pielonefrite, nesse estágio o problema pode evoluir para uma septicemia, a infecção generalizada.

Se a urocultura foi negativa, mas você ainda tem sintomas, tem que investigar outras causas. procura um urologista. Meus exames de urina davam sempre negativo e nenhum médico descobria.

Leucócitos: abaixo de cinco células por campo e hemácias: abaixo de três células por campo. A flora bacteriana foi observada no aumento de 400X e classificada como: bacteriúria aumentada (acima de 99 por campo), bacteriúria moderamente aumentada (de 11 a 99 por campo), normal (0 a 10 por campo).

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

“Aconselhamos que o paciente faça limpeza nasal com soro fisiológico nasal a 0,9% em formato de jato, sprays ou na seringa, pelo menos 2 vezes ao dia. Também pedimos que ele beba de 1,5 a 2 litros de água por dia e evite alimentos que aumentam a produção do muco (leite, ovo, glúten).