O que significa FIDC NPL2?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

é um fundo de investimento em renda fixa que aplica pelo menos 50% do seu capital em direitos creditórios não padronizados, também conhecidos como “recebíveis”. Recebíveis são os valores monetários devidos a uma empresa.

Grupo Recovery (Iresolve e FIDC > NPL2)

Após 5 anos, o consumidor não poderá permanecer negativado em razão dessas dívidas, mas ainda será muito difícil conseguir contratar serviços com as instituições financeiras enquanto houver a inadimplência, mesmo que o consumidor não esteja negativado.

Como descobrir origem de protesto? Esta é uma etapa bastante simples. Consulte seu CPF no site ou aplicativo da Serasa. Ali vão aparecer as informações da dívida, o número do cartório e a localidade onde o título foi protestado.

O FIDC funciona com um condomínio de investidores, que unem seus recursos em um investimento comum, tendo como principal regra a aplicação mínima de 50% dos recursos em Direitos Creditórios que podem ser provenientes de operações comerciais, industriais, imobiliárias, financeiras, prestação de serviços etc.

atendente. 0800 772 3331 e fale com um de nossos especialistas.

Com relação aos créditos que compõem suas carteiras, os FIDC podem ser classificados como “padronizados” ou “não-padronizados” (“FIDC-NP”).

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

Quem compra esses créditos são empresas especializadas em ir atrás dos inadimplentes, em processos jurídicos, ou fundos de hedge (mais focadas em empresas em recuperação judicial).

É possível, também, realizar consulta pelo sistema disponível no site da CVM.

Para que um fundo seja considerado um FIDC, porém, é necessário que pelo menos 50% do patrimônio líquido dos cotistas seja aplicado em Direitos Creditórios.

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. Assim como na “restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé”, pagamento de juros, dividendos ou prestações acessórias e pagamento de título de crédito, segundo o Código Civil.

Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score. No entanto, dívidas com mais de 5 anos não são extintas na origem.

Veja o passo a passo de como ver o seu CPF negativado e possui o nome na lista de proteção ao crédito:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF grátis”;
  3. Cadastre-se, caso ainda não tenha;
  4. Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;
  5. Entre com seu login e senha;
  6. Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.

Para descobrir se há dívidas negativadas em seu nome, basta consultar o CPF pelo site ou aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store. Lá é possível também conferir os detalhes da dívida (se existir), como data de negativação, valor pendente e dados da empresa credora.

cinco anos

DECISÃO: Ação para cobrança de divida tributária prescreve em cinco anos contados da constituição definitiva do débito.

Já um FIDC pode adquirir debêntures, cédulas de crédito bancário, cartão de crédito, contratos de aluguel, duplicatas, cheques pré-datados, contratos mercantis e demais recebíveis comerciais, industriais e de serviços, entre outros.

Os FIDCs são fundos que compram créditos de empresas e os transformam em títulos que podem ser negociados no mercado financeiro. Isso significa que uma empresa que precisa de dinheiro pode vender seus créditos a um FIDC, que por sua vez vende títulos lastreados nesses créditos para investidores.

Os FIDCs finalmente chegaram ao acesso do investidor pessoa física, um tipo de investimento de renda fixa cuja rentabilidade gira em torno de 120% do CDI. É um produto financeiro ainda bastante desconhecido do grande público, mas que tem tudo para ganhar tração em 2023.