O que significa ficar de braços cruzados?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Braços cruzados. Cruzar os braços também pode dar a impressão que você está entusiasmado sobre as informações que vai passar, ou que algo está incorreto ou errado. É uma postura defensiva que vai sinalizar defesa e resistência e criar uma distância entre você e seu público.

Essa postura costuma ser aquela com os braços soltos ao lado do corpo e traz uma ideia de neutralidade, uma escuta sem julgamentos. Quando cruzadas, costumam demonstrar confiança, porém se durante toda uma conversa não tiver movimento, pode mostrar também pouca abertura para diálogo.

Prefira os movimentos abertos e sempre abaixo da linha do queixo. Gestos como ter os braços abertos e mostrar as palmas das suas mãos revelam que não tem nada a esconder. São sinais de credibilidade e de sinceridade.

O homem, por exemplo, projeta a mandíbula para a frente e expande o tórax para demonstrar superioridade. Já a mulher que se sente atraída tende a empinar os seios, inclinar a cabeça, tocar os cabelos e expor os pulsos, diferencia Scheflen.

9- Mexer na orelha ou coçá-la
A mesma simbologia do olho, mas, neste caso, a pessoa não quer ouvir a própria mentira. Ele tenta tapar os ouvidos metaforicamente.

Coçar a cabeça significa impaciência ou a sensação de raiva. Coçar a cabeça na nuca é típico de pessoas mais críticas ou negativas, bater na testa ou coçar as sobrancelhas é típico de pessoas mais abertas e despreocupadas.

Quando uma pessoa conversa com você e te toca, é porque se sente à vontade na sua presença.

Tocar e/ou acariciar o pescoço é um dos comportamentos pacificadores mais significativos e frequentes que existem como resposta ao estresse. Para buscar conforto, as mulheres costumam cobrir ou tocar a fenda supraesternal com a mão.

Você provavelmente já viu alguém torcendo para que algo desse certo cruzar os dedos indicador e médio. Aqui no Brasil, esse gesto significa um desejo de sorte. Também pode ser feito para si mesmo, ao contar uma mentira, como uma forma de “não ser punido” pela mentira.

Paz e amor, ou amizade - usado em todo o mundo por grupos de paz e contracultura; popularizado no movimento de paz americano da década de 1960. A semelhança com o uso do símbolo da década de 1940 era o significado do "fim da guerra". V (a letra) - usado como ortografia na língua de sinais americana.

Psicologicamente, pernas ou braços cruzados demonstram que uma pessoa está mental, emocional e fisicamente bloqueadas sobre o que está na frente delas. Não é intencional, por isso não é tão revelador.

Uma das características das pessoas confiantes é olhar em frente e nunca para o chão e por isso, levante o queixo na medida em que este fique paralelo aos seus ombros. Lembre-se que olhar para o chão faz com que transmita ser uma pessoa tímida e com medo.

Como entender a linguagem corporal
É preciso observar expressões faciais, contato visual, posturas, ações de mãos e pés, o movimento e a colocação do corpo, a aparência e o passo enquanto alguém caminha em sua direção. Todo gesto está comunicando alguma coisa se você "ouvir com os olhos".

Morder os lábios
O gesto indica ansiedade e desejo sexual intenso.

Quando vemos alguém atraente pela primeira vez, em questão de segundos nossas sobrancelhas sobem e descem! Assim, deixam os olhos mais abertos, permitindo que reflitam maior quantidade de luz e se tornem mais brilhantes, grandes, convidativos. Se um homem fizer isso ao vê-la, esteja certa de ter chamado sua atenção!

Ele parece nervoso e irrequieto perto de você. Homens tímidos costumam se sentir ansiosos perto das pessoas de quem gostam. Se o rapaz ficar assim, pode ser que ele fique tamborilando os dedos, batendo o pé no chão ou fazendo outra coisa — tudo para não ficar parado.

O toque na covinha do pescoço – É um gesto que ajuda a acalmar, mas também pode ser um sinal de que a pessoa está tranquila. Ou seja, depende da situação em que a pessoa se encontra.

Os tipos de expressão corporal são: (1) os movimentos do corpo que podemos dar um significado; (2) as expressões faciais; (3) os gestos; (3) o toque; (4) contato visual [a forma de olhar].

O espelhamento (mirroring) é explicado como o comportamento em que uma pessoa copia gestos de mímica, linguagem corporal, expressões faciais de outra pessoas. Ocorre durante a interação social e se dá por diversos motivos. A conformidade social é um tema que sempre esteve na pauta dos estudos em Psicologia.