O que significa ficar com as mãos geladas?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Segundo o médico, extremidades frias podem ser indicadores de que a temperatura corporal está alterada por o sangue não está circulando de maneira adequada e chegando a todos os lugares onde deveria chegar. Também é preciso atenção com mudanças de cor da mão.

A maioria dessas causas têm a ver com a circulação do sangue. Em alguns casos, os pés gelados ficam azulados ou roxos, com a sensação de dormência e formigamento, o que causa muito desconforto e preocupação. Vale lembrar que é importante o acompanhamento médico dessas condições.

Baixas temperaturas
Quando as temperaturas estão baixas, é extremamente normal que as extremidades do nosso corpo acabem ficando mais geladas. Por conta do frio, os nossos vasos sanguíneos diminuem de tamanho, diminuindo a circulação no corpo.

A água morna é a melhor amiga de umas mãos geladas — ao contrário da água quente, que pode ser a responsável pela perda de sensibilidade e por várias queimaduras. Basta mergulhar as mãos durante um minuto em água com uma temperatura amena. Se não resultar, opte por um tradicional saco de água quente.

Sentir frio pode indicar problemas de saúde
Frio constante nas mãos e nos pés pode indicar um quadro de anemia, pois a falta de ferro no sangue, principal característica da condição, atrapalha a circulação. 2. O frio nas extremidades do corpo ainda pode ser sinal de insuficiência cardíaca.

Sintomas da síndrome de Raynaud
O episódio pode durar minutos ou horas. Os dedos das mãos e dos pés tornam-se pálidos (palidez) ou azulados (cianose), geralmente em placas. Apenas um dedo da mão ou do pé ou partes de um ou mais dedos podem ser afetados.

Falta de ferro ou vitaminas B. Tanto o ferro como a vitamina B têm um papel importante na capacidade do corpo em regular a temperatura. E, na verdade, deficiências de ferro são, normalmente, as razões mais comuns para se estar constantemente com frio.

"Quando há diminuição desses glóbulos, o indivíduo está anêmico, o que leva ao cansaço extremo e também é comum que ele se sinta mais frio do que o normal.

Mãos e pés frios ou suados; Náusea; Tensão muscular; Dor de barriga ou diarreia.

A síndrome de Raynaud é caracterizada pelo vasoespasmo de partes da mão em resposta ao frio ou estresse emocional, causando desconforto e alterações na coloração (palidez, cianose, eritema ou uma combinação destes) reversíveis em um ou mais dígitos.

Esses problemas normalmente estão associados à má circulação de sangue, diabetes, anemia, hipotireoidismo, síndrome de Raynaud e, até mesmo, estresse e ansiedade.

PÉS FRIOS, MAS CORAÇÃO AQUECIDO!
Não observar a temperatura apropriada dos pés de crianças e bebês pode resultar em prejuízos relacionados à baixa circulação de sangue, alerta o pediatra Davi de Paula.

Outra dica para aquecer os pés no inverno é usar uma meia de forro mais fina em contato direto com o pé e uma meia externa mais grossa para criar mais camadas. A área entre a pele e a meia – e a primeira e a segunda meia – tem o papel reter o ar quente e manter seus pés aquecidos por mais tempo.

Para isso, é necessário agasalhar-se adequadamente e se houver contato com a água gelada, é necessário tirar a roupa úmida ou molhada, enrolar-se em cobertor e abraçar uma pessoa que esteja com a temperatura normal, já que contato físico também aquece.

Hipotermia é uma condição em que o corpo apresenta temperatura central igual ou inferior a 35 ºC. A temperatura central é a do coração, pulmão, cérebro e órgãos esplâncnicos, e ela permanece em torno de 36,6 ºC a 37,6 ºC em condições normais.

Para qualquer indivíduo, a temperatura normal do corpo humano varia entre 36,5ºC e 37ºC.

A explicação para essa diferença está nos sensores da nossa pele. São eles os responsáveis por registrar a temperatura e determinar nossa sensação de frio ou calor. Há quem tenha mais sensores nas orelhas, enquanto outros tem mais nos pés. Há ainda uma explicação genética.