O que significa ficar com a boca branca?

Perguntado por: rantunes6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

A língua fica branca pela proliferação excessiva de fungos e é agravada pela falta de higiene bucal adequada. Além disso, pessoas com doenças autoimunes ou que fazem tratamentos com antibióticos também costumam apresentar esse sintoma.

As doenças bucais podem atingir os dentes, como a cárie ou o tártaro, a gengiva, como a gengivite, ou a saúde da boca como um todo, como a halitose ou a candidíase.

Elas podem encontrar alimento na boca, pois esses microrganismos aproveitam os resíduos de alimentos deixados nos dentes, gengivas, língua e outras superfícies. Entretanto, existe um sistema de proteção que limita o tipo de bactéria que pode viver na boca: a saliva.

Gengivite: a inflamação na gengiva é causada pela ação de bactérias, que irritam a o tecido gengival deixando a região vermelha, inchada e sensível, podendo provocar sangramentos. Se não for tratada, pode evoluir para uma periodontite, um tipo de inflamação mais grave.

A maioria dos casos exige medicamentos como antibióticos para a infecção bacteriana, analgésico para o controle das dores, anticéptico bucal antifúngico e bactericida, e limpeza feita no consultório. “O tempo para tratar varia de acordo com o caso e se o paciente segue os cuidados corretamente.

As causas das infecções na boca e garganta podem ser diversas. A mais comum delas é a viral, ou seja, que se dá devido a um vírus. Normalmente, tem duração de uma semana — período mínimo para que a infecção acabe de forma natural. Os seus sintomas são bastante conhecidos: dor na garganta, inchaço e vermelhidão.

Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.

Vírus do papiloma humano (HPV), vulgarmente conhecido como o vírus que causa verrugas genitais e câncer cervical em mulheres, é cada vez mais reconhecido como uma causa de infecções que colonizam a parte de trás da boca (garganta), incluindo a base da língua e amígdalas.

As três principais bactérias bucais se chamam:

  • estafilococos;
  • estreptococos;
  • lactobacilos.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

Para eliminá-la, independentemente de sua causa original, basta escovar bem a região da língua e adotar hábitos saudáveis, como tomar mais água ao longo do dia e, claro, cuidar bem da saúde e da alimentação.

Este exame é chamado de halimetria. O exame consiste na aspiração do ar da boca após ficar com uma seringa dentro da boca, com os lábios fechados, por um período de 1 minuto. Após este período, o ar é aspirado, para dentro da seringa.

Muitas infecções bacterianas são contagiosas, ou seja, podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina.

Os 7 melhores antibióticos naturais

  • Cúrcuma. Para muitos, nenhum outro alimento tem atividade antibiótica maior que a cúrcuma (açafrão-da-terra). ...
  • Limão. A elevada percentagem de potássio e vitamina C do limão faz com que seja um forte antibacteriano. ...
  • Mel. ...
  • Alho. ...
  • Cebola. ...
  • Gengibre. ...
  • Alecrim.

Diversos fatores podem provocar os dois tipos de candidíase na boca. O principal deles é o sistema imunológico debilitado, seja por doença ou medicamentos que alterem o equilíbrio natural de micro-organismos. Normalmente, o sistema imunológico deve repelir vírus ou bactérias prejudiciais.

Conheça alguns remédios caseiros para gengivite que vão proporcionar alívio e ajudar na limpeza bucal regular até a consulta.

  1. Bochecho com sal e água morna. ...
  2. Óleo de coco. ...
  3. Hortelã-Pimenta. ...
  4. Violeta Genciana. ...
  5. Melaleuca.

Quais os sintomas? A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

Em caso de feridas na região da boca, o vírus também pode ser transferido pelo beijo ou pelo toque nas lesões. Os primeiros sintomas da doença são feridas nos órgãos sexuais e ínguas na virilha que começam a surgir entre sete e 20 dias após o sexo desprotegido com uma pessoa infectada.