O que significa fazer dever?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

1 Ter obrigação (legal, moral, social etc.) de; precisar: Todos devemos trabalhar. 2 Ser devedor de uma quantia ou valor a; ter dívidas ou deveres a liquidar: Naquela época ainda devia a casa e o carro. Devo muito dinheiro a meus parentes. Devia a todos os agiotas da cidade.

O conceito refere-se a ter uma certa obrigação. Por exemplo: “Em uma emergência, o dever de um médico é salvar vidas, independentemente de quem é a pessoa ferida”, “O policial não cumpriu seu dever ao ver como uma mulher foi roubada e não ter reagido”, “Cuidar dos filhos é o dever de todos os pais”.

2) Do Latim DEBERE, “dever algo a alguém”, originalmente “manter algo afastado”, formada por DE-, “fora”, mais HABERE, “ter”.

A palavra Deontologia surgiu no berço da comunicação, a Grécia. Sua etimologia grega, “déon, déontos”, significa dever.

Deveres dos cidadãos

  • Votar para escolher os governantes.
  • Cumprir as leis.
  • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
  • Educar e proteger os semelhantes.
  • Proteger a natureza.
  • Proteger o patrimônio público e social do país.
  • Colaborar com as autoridades.

O contrário de dever é: Contrário de obrigação: 1. direito, privilégio, regalia, liberdade, imunidade, vantagem, benefício, garantia, apanágio, prerrogativa, favor.

Contrário de dever: 1. desobrigação, isenção, exoneração, desoneração, liberação, escusa, perdão, desincumbência, dispensa, dispensação, descargo, desencarregamento, desobriga, derrisca.

A todo dever corresponde um direito (ou em ordem inversa, a todo direito corresponde um dever) e a toda obrigação corresponde uma pretensão. A diferença entre o dever e a obrigação está na responsabilidade. Os elementos do dever de prestar já estão, originalmente, inseridos no conceito de dever.

Cumprir as leis. Respeitar os direitos sociais de outras pessoas. Educar e proteger nossos semelhantes. Proteger a natureza.

Aquele que não é imposto nem pela lei nem pelo Direito, mas se subordina ao livre arbítrio e cujo cumprimento depende da consciência e dos princípios morais do ser humano.

O primeiro, o ato, apresenta-se sempre em um tempo e um espaço, sensorialmente perceptível; uma manifestação externa de conduta humana. O segundo, o sentido jurídico, no entanto, é cognitivamente percebido, sendo uma distinção familiar aos juristas.

É uma escolha voluntária racional, por finalidade e não causalidade. Superam-se os interesses e impõe-se o ser moral, o dever. O dever é o princípio supremo de toda a moralidade (moral deontológica). Dessa forma uma ação é certa quando realizada por um sentimento de dever.

Poder-dever de agir: o poder administrativo conferido a administração para atingir o fim público representa um dever de agir e uma obrigação do administrador público de atuar em benefício da coletividade e seus indivíduos. E tal poder é irrenunciável (e devem ser executados pelo titular) e obrigatório.

Na tradição clássica, o dever está relacionado à ética. É através da boa conduta que será possível atingir o bem supremo, ou seja, a eudaimonia. De acordo com a concepção aristotélica, o sentindo da vida para o homem é atingir o seu fim último, cuja realização ocorre mediante a vida política.

Indicativo

  1. Presente. eudevo-o. tudeve-lo. eledeve-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudevia-o. tudevia-lo. eledevia-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudevi-o. tudeveste-o. eledeveu-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudevera-o. tudevera-lo. eledevera-o. ...
  5. Futuro do Presente. eudevê-lo-ei. tudevê-lo-ás. eledevê-lo-á ...
  6. Futuro do Pretérito. eudevê-lo-ia. tudevê-lo-ias.