O que significa falta de criatividade?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

A falta de criatividade não se dava por conta do fim das ideias, mas sim pela dificuldade em se formar imagens mentais, impedida pela falta de autoconfiança no próprio potencial. O ser humano é dotado de uma imaginação sem limites, desde que saiba usá-la da forma correta.

Dá pra aprender a ser criativo? Confira essas 6 dicas!

  1. Invista no que faz seus olhos brilharem. ...
  2. Inclua novas experiências em sua rotina. ...
  3. Não tenha medo de se arriscar e errar. ...
  4. Sempre busque por fontes de inspiração. ...
  5. Seja curioso como uma criança de cinco anos. ...
  6. Organize as suas ideias.

Exercícios podem te ajudar a desenvolver sua criatividade, estimulando, para além do raciocínio lógico, a nossa capacidade de perceber de forma muito rápida os problemas que estão ao nosso redor e suas possíveis soluções.

Ser criativo é uma habilidade que nasce com todas as pessoas e está relacionada às conexões que estabelecemos nas diversas esferas da vida: quanto mais estímulos recebemos, mais desenvolvemos nossa capacidade de imaginação.

Sendo assim, uma pessoa pode ser considerada criativa quando produz algo que inclui originalidade, inventividade, relevância e adequação. A originalidade da pessoa criativa precisa fazer uma contribuição positiva à sua própria vida de outros.

Em linhas gerais, criatividade é a capacidade de criar, imaginar ou produzir algo novo e diferente. Logo nos primeiros anos de vida, somos incentivamos a trabalhar a criatividade. As crianças, por exemplo, possuem uma alta capacidade para pensar fora da caixa e propor novos olhares sobre aquilo que já conhecem.

5 atividades para exercitar a criatividade

  • Faça exercícios físicos. Fonte: Giphy. ...
  • Desenhe, escreva, crie! Fonte: Giphy. ...
  • Leia livros, veja filmes, ouça podcasts. Fonte: Giphy. ...
  • Faça cursos. Fonte: Giphy. ...
  • Abrace o tédio. Fonte: Giphy.

Criatividade: o cérebro, a caixa e as restrições
Se a criatividade é um processo cerebral que ocorre através de colaborações neurais, estimule suas conexões neurais através de novos conhecimentos.

5 fundamentos da criatividade

  • Exercício. Não há resultados que venham sem esforço. ...
  • Experimentação. Para explorar a criatividade, é preciso realizar experimentos para estudar a melhor forma de se fazer algo. ...
  • Observação. ...
  • Compartilhamento. ...
  • Busca de referências.

Ela se caracteriza pela capacidade que uma pessoa tem de ver o mundo de novas maneiras, para identificar padrões que estejam escondidos, estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções. Essa habilidade tem dois processos: pensamento e produção.

5 Tipos de criatividade

  • criatividade mimética.
  • criatividade bissociativa.
  • criatividade analógica.
  • criatividade narrativa.
  • criatividade intuitiva.

Como exercitar a criatividade? Veja 5 maneiras

  1. 1 – Aumente o seu repertório de assuntos. ...
  2. 2 – Aposte no ócio criativo. ...
  3. 3 – Tenha o bloco de notas como seu melhor amigo. ...
  4. 4 – Faça reuniões de brainstorming em equipe. ...
  5. 5 – Saia da zona de conforto.

Pessoas criativas tendem a ter muita energia, tanto física quanto mental. Elas podem passar horas trabalhando em uma única tarefa que prende sua atenção, mas parecem permanecer entusiasmadas o tempo todo. Ter uma mente criativa não significa sempre se engajar em uma tarefa focada em criatividade ou arte.

Uma mente criativa é uma mente que pensa fora da caixa, que não se limita e não vive no automático. As inovações surgem quando o lado criativo do cérebro está em ação.

Dentre as possibilidades de métodos para avaliação da criatividade, verifica-se uma grande diversidade de estratégias e medidas para identificação dos diferentes aspectos que usualmente são investigados na temática: pessoa, produto, processo e ambiente criativo (Cropley, 1999).

A criatividade é essencial para a comunicação, o desenvolvimento e os resultados dos profissionais e, consequentemente, das organizações. Sendo assim, colocar em prática tudo aquilo que a desenvolva é muito importante para conseguir ter melhores ideias e aplicá-las.

Basicamente, a criatividade pode ser conceituada como um conjunto de capacidades que permitem uma pessoa comportar-se de modos novos e adaptativos em determinados contextos (Mouchird e Lubart, 2002).