O que significa faixa amarela de trânsito?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

Tipos de Faixas de Trânsito

  • Branca: • Separar movimentos veiculares de mesmo sentido; ...
  • Vermelha: • Demarcar ciclovias ou ciclofaixas; ...
  • Azul: • Inscrever símbolo em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física.
  • Preta: •

O que as faixas informam sobre a ultrapassagem
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.

Conforme o agente de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Marcelo de Almeida, a faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica que não é permitido estacionar naquele local, contudo, a proibição só vale se vier acompanhada da sinalização de regulamentação ...

Portanto, caros leitores, posso estacionar perfeitamente na “faixa amarela”, desde que não sejam os casos previstos no artigo 181 do Diploma de Trânsito, pois, via de regra, é necessário uma placa proibitiva no local.

Amarela (para atletas até 15 anos) Laranja (para atletas até 15 anos)

Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal, a linha amarela contínua divide fluxos opostos de circulação, delimitando o espaço disponível para cada sentido e regulamentando os trechos em que a ultrapassagem e os deslocamentos laterais são proibidos para os dois sentidos, exceto para acesso a imóvel lindeiro ...

Faixa amarela
A faixa junto à guia da calçada indica que é não é permitido estacionar no local. Essa faixa é um reforço para a placa de regulamentação ou outro fator proibitivo, como esquinas ou guia rebaixada.

Marcas delimitadoras de estacionamento
A faixa é amarela e vai acompanhar o tipo de estacionamento definido para o transporte, se em uma faixa de trânsito, se uma faixa de estacionamento ou uma reentrância.

A ordem das faixas é a seguinte: faixa branca, faixa cinza, faixa amarela, faixa laranja e faixa verde.

Quando se está na rodovia e você se depara com uma faixa amarela contínua do seu lado da via, quer dizer que – além do local ter fluxo de carros no sentido oposto – a ultrapassagem é proibida naquele trecho. No caso da pontilhada, tracejada ou seccionada (chame como preferir) sinaliza que a ultrapassagem é permitida.

Mesmo que não seja tão comum, a faixa verde e amarela também pode ser usada quando os lutadores estiverem usando kimonos de cores diferentes. O objetivo é o mesmo, ou seja, facilitar a identificação da pontuação ou punição.

Segundo o CTB, é proibido ao cidadão criar a sinalização, mas é um direito de todos solicitar por escrito, aos órgãos ou entidades do SNT. Foto: Divulgação. A história é mais comum do que se imagina.

Portanto, a sinalização horizontal, por norma, é formada por 5 (cinco) cores, são elas, amarelo, branco, vermelho, azul e preto.

Quando a linha é dupla contínua ou simples contínua amarela – conforme a imagem acima – é proibido ultrapassar ou deslocar o veículo pelas laterais da via. Em resumo, portanto, o art. 203, V do CTB prevê como infração o ato de ultrapassar quando houver linha dupla ou simples contínua amarela.

Caso a faixa amarela seja contínua, a ultrapassagem é proibida. A cor amarela é utilizada para regular fluxos de sentidos opostos e delimitar espaços onde o estacionamento é proibido. Já a cor branca visa regular o trânsito no mesmo sentido.

A via de mão dupla é caracterizada quando não há separação física das direções de fluxo de uma mesma via. Assim, a via de mão dupla apresenta determinadas características que a tornam perigosas, seja pelo risco de colisões frontais, seja pelas saídas das mesmas.

A faixa amarela pode ser pintada pelo próprio condomínio, 1 metro antes e 1 metro depois do local de entrada e saída de veículos e a única sinalização adicional é o sinalizador de garagem, pois faixa amarela por si só já é uma sinalização de proibição.