O que significa extremidade do corpo?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Diz-se dos membros do corpo humano: As extremidades superiores, torácicas ou peitorais ( os braços , antebraços, e mãos) ; as extremidades inferiores (as coxas, pernas e pés).

Observe que os segmentos AB e AC têm apenas uma extremidade em comum, quando dois segmentos têm um único ponto comum (a extremidade em comum), dizemos que estes segmentos são consecutivos.

Significado de extremidade
Parte extrema de um objeto considerado em seu comprimento; ponta, fim: extremidade de um bastão, de uma reta ou figura.

As extremidades do corpo humano são órgãos externos e articulados que desempenham diferentes funções locomotoras. O ser humano dispõe concretamente de quatro extremidades; por um lado as extremidades superiores, os dois braços e, por outro, as extremidades inferiores, que são as duas pernas.

Extremidade superior ou membro superior refere-se ao conjunto formado por ombro, braço, cotovelo, antebraço e mão.

Sinônimo de extremidade

  1. 1 ponta.
  2. Extremidade: 2 fim, limite, confins, bico.
  3. Ponta: 3 bico.
  4. Ponta: 4 bico.
  5. 5 beira, beirada, borda, cercadura, extremo, margem, orla, ourela.
  6. A palavra extremidade aparece também nas seguintes entradas:

Significado de perfundido: [Med.] Diz-se de líquido que ultrapassou tecidos ou órgãos de um corpo...

A forma [extremidades]pode ser [nome feminino plural] ou [nome feminino] .

Já os segmentos de reta são delimitados por dois pontos distantes dentro da reta, os quais são indicados por letras maiúsculas. Na figura acima, os pontos A e B são chamados de extremidades do segmento de reta.

Os segmentos de retas possuem um ponto inicial e um ponto final. Eles podem ser consecutivos, adjacentes e colineares. Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”.

Segmentos Adjacentes: Dois segmentos consecutivos e colineares são adjacentes, se possuem em comum apenas uma extremidade e não têm outros pontos em comum.

Que está mais próximo do centro do corpo, de um órgão ou de uma estrutura anatómica (falange proximal, por exemplo). ...da porção proximal da aorta descendente. ... Extremidade proximal dos pelos.

1) Ponta (#Êx 25.18). 2) Ponto mais distante (#Pv 30.4; Mt 24.31).

Os polos da Terra – nesse caso, os polos geográficos da Terra – são os pontos extremos do planeta com a centralidade definida pelo eixo do movimento de rotação terrestre.

Os Membros Superiores
o braço, segmento mais longo que vai da articulação do ombro até o cotovelo; o antebraço, que vai do cotovelo ao punho; e a mão, que consiste no punho, palma, dorso da mão e dedos.

Os ossos longos apresentam duas extremidades: as epífises; além de um corpo, a diáfise, que apresenta o canal medular no seu interior (por isso também os ossos longos são chamados de tubulares). As metáfises estão presentes entre as epífises e a diáfise e correspondem às zonas de crescimento do osso.

Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.

Axila é a parte do corpo imediatamente oposta à parte exterior do ombro.

A porção inferior da perna é composta por dois ossos, tíbia e fíbula. O osso da coxa, ou fêmur, é o osso grande da porção superior da perna que liga os ossos da porção inferior da perna (articulação do joelho) ao osso pélvico (articulação do quadril).

Diz-se dos membros do corpo humano: As extremidades superiores, torácicas ou peitorais ( os braços , antebraços, e mãos) ; as extremidades inferiores (as coxas, pernas e pés).