O que significa Extratificar?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Dispor ou colocar em camadas sobrepostas ou em estratos.

Estratificação é uma ferramenta da Qualidade que evita que dados de diferentes fontes sejam tratados igualmente nas análises, sem distinção.

A estratificação é o processo de dividir os membros da população em subgrupos homogêneos antes da amostragem. Os estratos devem definir uma partição da população. Ou seja, deve ser coletivamente exaustivo e mutuamente exclusivo: cada elemento da população deve ser atribuído a um e apenas um estrato.

Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe. A escravidão é uma forma extrema de desigualdade.

Para Karl Marx, sociólogo alemão, a estratificação social está ligada diretamente ao modelo de produção e à divisão social do trabalho. No capitalismo, isso se daria pela relação entre a burguesia, dona dos meios de produção, e do proletariado, que tem apenas sua força de trabalho para vender.

Estratificação social, na sociologia, é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas comuns; um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e antropológica".

De maneira geral, a estratificação social enxerga um conjunto de desigualdades que atingem um determinado grupo de pessoas de uma sociedade, separando-os de algum forma dos demais. Um bom exemplo de estratificação social no Brasil são as favelas ou bairros periféricos.

Estratificação Social na Sociedade Moderna
Atualmente, esses estratos são classificados basicamente de três maneiras, as quais indicam a posição de cada indivíduo conforme suas condições socioeconômicas (renda e bens materiais) e que determinam as desigualdades sociais: classe alta, classe média e classe baixa.

Consiste em distribuir previamente por estratos determinado conjunto ou todo que se quer estudar. A Estratificação dos dados evita a análise de dados que provém de diferentes fontes mas acabam sendo tratados igualmente sem distinção. O objetivo da estratificação é dividir os dados do todo de um problema.

Não envolve apenas critérios econômicos, mas leva em consideração, também, as crenças e as práticas culturais. Comumente, na cultura ocidental capitalista, as divisões acontecem em três níveis principais: classe baixa, classe média e classe alta.

Na análise estratificada tem-se o mesmo propósito, mas as relações são efetuadas uma a uma, isto é, somente é possível obter a estimativa do risco para um único fator de cada vez, controlando-se o conjunto das demais variáveis.

A amostragem estratificada consiste em especificar quantos elementos da amostra serão retirados em cada estrato. É costume considerar três tipos de amostragem estratificada: uniforme, proporcional e ótima. Na amostragem estratificada uniforme, sorteia-se igual número de elementos em cada estrato.

A estratificação urbana ocorre quando uma parcela da população é afastada do centro de um conjunto urbano e tem acesso precário a serviços básicos. As desigualdades sociais fazem parte do nosso cotidiano social.

A Estratificação do Risco Cardiovascular (RVC) é fundamental para reconhecer as pessoas e classificar o risco/vulnerabilidade a partir de suas necessidades, possibilitando a organização das ações individuais e coletivas que a equipe de saúde pode oferecer.

As principais formas de desigualdade são: econômica, racial, de gênero e regional. A mobilidade social é ação de mudar de um estrato para o outro. Neste sentido, estratificação é também uma forma de classificar as pessoas em categorias como classe, gênero e raça.

Quais fatores geram a estratificação social? A desigualdade de acesso aos recursos que determinam o poder que um indivíduo tem dentro de uma determinada sociedade pode ser explicado por diversos fatores, sendo a história um dos principais. A ela se associam os aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais.

A classe social é uma divisão predominantemente econômica, a estratificação social não. Ela abrange aspectos culturais, subjetivos, que geram sentimento de pertencimento a posições sociais, que, por sua vez, são elencadas conforme o que é mais valorizado nessa sociedade.

A Estratificação Social está intimamente relacionada com o de Estrutura Social. Isso porque a sociedade se divide em estratos ou camadas sociais de acordo com uma série de fatores, tais como políticos, religiosos, étnicos, dentre outros.

Continuar lendo O que é Extratificar?