O que significa Êxodo no hebraico?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

A palavra êxodo significa “saída” ou “partida”. O Livro de Êxodo nos traz um relato da libertação de Israel do cativeiro egípcio e sua preparação para herdar a terra prometida como povo do convênio do Senhor.

1 partida, saída.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus.

Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias. É um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje. Os judeus, principalmente em Israel, ainda utilizam bastante a palavra.

Em datas aproximadas, o processo que resultou no Êxodo e no Pentateuco provavelmente começou por volta de 600 a.C., quando tradições escritas e orais mais antigas foram colecionadas em livros similares aos conhecidos atualmente e a forma final foi estabelecida por volta de 400 a.C..

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Significado de Gênesis
Evolução dos seres; geração. Etimologia (origem da palavra gênesis). A palavra gênesis deriva do grego génesis. eos, com o sentido de "origem, criação, geração, nascimento".

Exortou vem do verbo exortar. O mesmo que: estimulou, incitou, persuadiu, aconselhou, despertou, encorajou, entusiasmou, incentivou, induziu.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

Kadosh, Adonai, Tzabaoth (Santo é o Senhor dos Exércitos) - YouTube.

Yeshua

O que é Yeshua:
Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Yeshuah - Salvação. Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias. Yeoshua - o Eterno salva.

Ele é JEOVÁ JIREH (Deus proverá).

Este título vem do original hebraico Yahweh Sabaoth, que literalmente significa “Deus dos Exércitos” ou “Senhor dos Exércitos”. A primeira vez que o título “Senhor dos Exércitos” aparece na Bíblia é no texto que fala sobre o nascimento do profeta Samuel (1 Samuel 1:3).

O que é Javé:
Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh ou Yehovah, que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH. Segundo algumas teorias, o significado mais aceito para o nome seria "Eu sou aquele que sou" ou "aquele que traz à existência tudo que existe".

Séfora, esposa madianita de Moisés, não assume o papel de personagem principal na macronarrativa sobre o êxodo, a qual ocupa os últimos quatro livros do Pentateuco. Os protagonistas são, além do Senhor, Deus de Israel, sobretudo Moisés e os israelitas2.

A unidade do Pentateuco reside na sequência temática dos cincos livros, para além de se apoiar na tradição da autoria de Moisés. Estes cinco livros narram as origens do povo de Israel até ao seu estabelecimento nas terras de Canaã.

Quem escreveu esse livro? O livro de Moisés é a tradução inspirada de Joseph Smith de partes dos escritos de Moisés. Ele contém “as palavras de Deus, que ele disse a Moisés” (Moisés 1:1) e ordenou que Moisés registrasse (ver Moisés 1:40; 2:1).

Monte Sinai: Moisés chamado por Deus, sobe ao monte e ouve que aquele povo deveria ser sacerdotes e santos (feliz o homem cujo deserto termina no Monte Santo de Deus). Primeira subida: Deus manda Moisés falar ao povo.