O que significa excipiente no direito?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Excipiente é a parte da ação que opõe qualquer espécie de exceção, tais como de incompetência relativa, suspeição, impedimento, litispendência, entre outras. Na exceção de incompetência relativa, por exemplo, o excipiente é o réu, e o excepto é o autor.

Significado de Excepto
preposição Indica algo que foi excluído em relação aos demais. [Gramática] Forma alterada após Acordo Ortográfico; ver: exceto. Etimologia (origem da palavra excepto). Do latim exceptus.a.um.

A exceção de pré-executividade não tem forma rígida, podendo ser apresentada através de petição simples. Após a apresentação da exceção, as partes serão o excipiente e excepto, anteriormente executado e exeqüente, respectivamente. A apresentação da exceção de pré-executividade pode ocorrer a qualquer tempo.

Exequente significa alguém que intenta uma ação ou executa uma sentença judicial. Também pode ser interpretado como o credor de uma determinada ação judicial, ou seja, a parte que está cobrando o dinheiro.

O que pode ser alegado na exceção de pré-executividade? O executado utiliza a exceção de pré-executividade com o propósito de mostrar ao julgador que a ação de execução o qual é alvo possui problemas fundamentais em matéria de ordem pública ou de mérito, fazendo com que a cobrança seja indevida ou incorreta.

Recursos e ações cabíveis: Julgada procedente a exceção de coisa julgada, cabe recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso III). Se a coisa julgada for reconhecida de ofício, extinguindo o processo, o recurso adequado é a apelação, com fundamento no artigo 593, inciso II, pois se trata de decisão definitiva.

Os desembargadores atuam nos Tribunais de Justiça Estaduais (e também do Distrito Federal) e estão acima dos juízes de primeira instância.

Que não se encontra dentro dos padrões ou limites considerados normais.

[Jurídico] Pessoa submetida a uma arguição para provar ou citar motivos que comprovem a sua inocência. adjetivo Que foi alvo de repreensão ou de censura; censurado. Que foi alvo de investigação ou interrogação: acusada arguida. Desenvolvido como contestação, oposição ou impugnação.

excepta (nome feminino) -

Em caso de decisão que julgue improcedente a exceção de pré-executividade, a execução fiscal seguirá seu curso normalmente. Assim, percebe-se que se trata de decisão interlocutória, não terminativa, de forma que o recurso cabível contra essa decisão é o agravo de instrumento.

Impugnação à Exceção de Pré-Executividade.

Prazo para impugnar exceção de pré-executividade? A impugnação da exceção de pré-executividade deve ser apresentada em até 15 (dias), conforme Art. 525 do CPC.

Não havendo manifestação pela parte exequente acerca do valor depositado, ou sendo ela intempestiva, presume-se satisfeita a obrigação, autorizando a extinção do feito, a teor do art. 794 , I , do Código de Processo Civil .

Exeqüente: Exeqüente: É o credor do título executivo que vai a juízo promover a execução contra o devedor inadimplente – equivalente ao autor no processo de conhecimento. Executado: Executado: É o devedor do título executivo que se tornou inadimplente – equivalente ao réu no processo de conhecimento.

exeqüenteexequente
Que ou pessoa que tenta ou promove execução judicial.

A exceção de pré-executividade é cabível na execução, na fase do cumprimento de sentença e quando ocorrer um vício de ordem pública. Essa defesa tem como objetivo a decretação de nulidade da execução ou extinção da mesma.

Juiz deve julgar exceção de pré-executividade, decide Pleno do TRT-PE.

Lembre-se que não há valor da causa porque a Exceção de Pré-Executividade não é uma petição inicial e sim uma simples petição.