O que significa Eu sou a videira verdadeira?

Perguntado por: ecunha4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

A videira era o símbolo de Israel como povo de Deus. Agora, Jesus se apresenta como a verdadeira videira cultivada pelo Pai: "Eu sou a videira e meu Pai e o agricultor". Ele e aqueles que o seguirem são o verdadeiro Povo de Deus: a videira e os ramos, os discípulos.

substantivo feminino Planta cultivada por produzir uvas; parreira. [Botânica] Designação comum atribuída às espécies do gênero Vitis, pertencentes à família das vitáceas cujos frutos (uvas) fermentados dão origem ao vinho ou são usados com outros propósitos; vide, vinha.

Evangelho: Jo 15,1-8 “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.”

Vitis vinifera produz um fruto de grande valor alimentício e cultural para o homem, a uva, amplamente consumida in natura ou na forma de sucos e doces. A fermentação do suco de uva produz um líquido alcoólico, o vinho, conhecido desde a Antiguidade.

Qual é a diferença entre Vinha e Videira? A vinha é o conjunto de videiras, já videira é o termo usado para referir-se à parreira, o tipo de planta que dá origem à uva. A espécie de uva utilizada para a produção dos vinhos finos é a Vitis vinifera.

Jesus anunciou que Ele é o verdadeiro Pão que desce do céu e não o maná; disse também que Ele é a Luz verdadeira e que não é a lei que ilumina a vida das pessoas.

A videira é uma planta arbustiva perene, caracterizada por hélices – gavinhas e crescimento por rastejo. É uma planta trepadeira e normalmente sobe em pedras ou troncos de árvores. As gavinhas crescem nas hastes e acredita-se que sejam inflorescências degeneradas.

O tipo de constituição: uma videira para dar fruto precisa de temperaturas mais baixas, serenas. Já uma figueira produz em temperaturas mais quentes, no calor. Elas possuem gostos diferentes. O tempo de produção: uma videira tem tempo de produção mais rápido, entre 85 a 180 dias.

Todas as formas de produtos da videira (uvas, passas, sucos, vinho e álcool destilado de vinho) têm origem nos açúcares produzidos nas folhas por um processo conhecido como fotossíntese.

Esse nome curioso representa o líquido adocicado que sai da planta ao cortar os ramos. Isso acontece quando as raízes estão ativas e absorvendo água do solo e, como ainda não há folhas para retê-la, é eliminada ao cortar os ramos. Ressaltamos que esse é um processo natural e não prejudicial ao plantio.

Entendo então que para o cristão a poda significa avivamento, renovo através da palavra, crescimento no conhecimento, limpeza de tudo o que não agrada a Deus para dar lugar ao Espírito.

[Figurado] Ter resultados positivos, favoráveis (ex.: o investimento deu frutos a curto prazo).

A outra coisa exigida para produção de fruto é permanecer na videira. Sem a ligação vital com a videira, o próprio ramo murcha e morre. Isto leva à segunda responsabilidade principal desta passagem. Permanecer em Jesus é essencial para viver e frutificar.

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Os frutos têm como função proteger as sementes e auxiliam na dispersão delas. Eles possuem uma parede denominada de pericarpo, que pode apresentar-se de forma mais desenvolvida, bastante carnosa e suculenta, ou ser seca.

Pois é, as árvores ajudam, ainda, a aumentar a umidade da cidade, pois, quando transpiram, liberam água para o ambiente. Além disso, elas tiram do ar a poeira e o excesso de carbono que o poluem.