O que significa Eu quero a misericórdia e não sacrifício?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Significa que será um dia em que precisamos prestar mais atenção as coisas espirituais e no nosso relacionamento com Deus. Somente Deus é a autoridade final que decide se um mandamento faz sentido em um caso particular ou não. Podemos estar parado exteriormente, porém interiormente não estamos santificando ao Senhor.

Além de nos lembrarmos do sacrifício expiatório de Jesus Cristo, devemos oferecer nosso próprio sacrifício: um coração quebrantado e um espírito contrito. O Salvador disse: “(…) vós não me oferecereis mais derramamento de sangue; sim, vossos sacrifícios e holocaustos cessarão.

Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.

Por Que Obedecer é Melhor do Que Sacrificar? Dizer que obedecer é melhor do que sacrificar significa que as formalidades externas de adoração não possuem valor quando não estão acompanhadas de um compromisso sincero e obediente ao Senhor.

Compaixão e misericórdia não são a mesma coisa; há uma diferença entre elas. Você sente compaixão por aqueles que são pobres, por aqueles que estão doentes. Mas, somente quando tiver misericórdia será capaz de fazer alguma coisa por eles. Se você possui apenas compaixão, não conseguirá fazer nada de fato.

O sacrifício produz no inconsciente um processo de transformação; cujos conteúdos afloram, indiretamente, no consciente por meio das idéias e sentimentos, provocando a ampliação da consciência e a libertação do indivíduo (3).

A principal importância do sacrifício era a oferenda do sangue, que saciaria a fome dos deuses. Em geral, um escravo, um inimigo de guerra ou uma virgem eram utilizados durante os sacrifícios humanos. Os sacrificados poderiam ter seu coração extraído, ser executado à flechadas ou afogado em um rio.

Origem etimológica:latim sacrificium, -ii.

"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.”. Mateus 12: 7.

“Quem não faz sacrifícios, não alcança benefício.” Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Para resumir a diferença, a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

“As ternas misericórdias do Senhor são bênçãos muito pessoais e individuais. Elas são força, proteção, segurança, orientação, ternura, consolo, apoio e dons espirituais que recebemos do Senhor Jesus Cristo, por causa Dele e por Seu intermédio” (David A. Bednar, Conferência Geral, abril de 2005).

22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. 23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

Este versículo em outras versões da Bíblia
22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

A maior diferença entre o holocausto e as outras ofertas é que na oferta queimada, o animal inteiro era queimado sobre o altar, simbolizando total dedicação ou submissão a Deus.

Quando falamos de sacrifício, uma expressão vem à mente: “No Pain. No gain”. Ela descreve com incrível clareza a relação direta entre as importantes conquistas e vitórias que todos objetivamos em nossas vidas e carreiras com os grandes esforços a eles associados.

Jesus ensinou: “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mateus 5:7) e: “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). A misericórdia é definida como compaixão e inclui sentimentos e atos de solidariedade, bondade, perdão e amor.

A palavra latina “misericórdia”, de acordo com o seu sentido original significa ter o coração (cors) voltado para os pobres (miseri), estando em comunhão com eles. O mesmo, segundo o grande cardeal e teólogo católico Walter Kasper, que "sentir afeto pelos pobres", “amar os pobres”.