O que significa eu lírico?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Dessa maneira, o eu lírico, presente em todo texto poético, é uma criação do poeta.

O eu lírico recebe outras denominações: pode ser chamado de eu poético e também de sujeito lírico.

Exemplos de gênero lírico
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

Criada pelo poeta, essa voz apresenta as reflexões, sentimentos, sensações e emoções de um sujeito fictício que discursa em primeira pessoa (Eu).

1- Quais palavras identificam o eu-lírico e quais identificam a pessoa a quem ele se dirige? A palavra "eu" identifica o eu lírico; enquanto a palavra "você", a pessoa a quem ele se dirige.

Subgêneros do gênero lírico
Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria. Hino: Poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria. Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza. Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.

Alguns subgêneros de textos líricos são: Soneto - poema de forma fixa, formado por catorze versos (dois quartetos e dois tercetos). Poesia - texto poético formado por versos que se agrupam em estrofes. Ode - poema de exaltação composta para ser declamada ou cantada.

Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Resposta verificada por especialistas. O verbo que é utilizado pelo eu lírico para conferir atributos a si mesmo é o verbo ser. Os atributos que o eu lírico confere a si mesmo são dois, que são os seguintes: Ser poeta e ser profeta.

Verso: é cada linha de um poema. Estrofe: é cada um dos “bloquinhos” que compõem o poema. Assim, a estrofe é constituída de versos, que podem ou não rimarem entre si.

Embora muito definem poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema.

No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.

O vocábulo “lírico” surge do latim lyricus, e encontra-se associado a um instrumento musical, a lira, cujo objeto foi muito utilizado pelos gregos no período clássico.

o sofrimento do eu lírico quando reconhece o verdadeiro sentido de sua vida.