O que significa estrias Atelectasicas?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Quando os alvéolos pulmonares sofrem um colapso, se fechando e ficando sem ar em seu interior, o indivíduo apresenta um quadro médico conhecido como atelectasia.

Quando indicado, o tratamento é voltado para a causa de base, portanto pode variar desde fisioterapia respiratória, uso de CPAP/BiPAP, retirada de líquido pleural (quando esta é a causa da atelectasia), retirada de corpo estranho e, nos casos de câncer, cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

O tratamento adequado tem base na raiz da complicação por atelectasia. Pequenas obstruções por objetos, por exemplo, podem ser removidas durante a broncoscopia. Já o excesso de muco pode se beneficiar da aspiração pulmonar, que elimina as substâncias espessas para normalizar a respiração.

A atelectasia é um quadro clínico no qual a totalidade ou parte de um pulmão fica sem ar e entra em colapso. A obstrução dos brônquios é uma causa comum de atelectasia. Pode ocorrer falta de ar se os níveis de oxigênio estiverem baixos ou em casos de pneumonia.

A fisioterapia respiratória é essencial no tratamento no quadro de atelectasia, utilizando-se técnicas e manobras eficazes de expansão pulmonar como: compressão-descompressão, vibrocompressão, e expiração lenta prolongada, entre outras que podemos reverter o quadro de atelecatsia.

Causa: O principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como o estiramento durante a gravidez, alteração hormonal na adolescência, uso prolongado e em altas doses de corticosteróides, aumento de peso e crescimento acelerado na puberdade.

Os principais tipos são: Atelectasia obstrutiva e Atelectasia não-obstrutiva.

As estrias também podem surgir devido a doenças, a maioria delas pouco comuns, como síndrome de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos.

Sintomas de atelectasia
Se um grande número de alvéolos for afetado, particularmente se a atelectasia ocorrer rapidamente, a falta de ar pode ser grave. As frequências cardíaca e respiratória podem aumentar e, às vezes, a pessoa pode parecer azulada (um quadro chamado cianose.

A principal causa de atelectasia é a obstrução de um dos brônquios, que são as ramificações da traqueia que conduzem o ar diretamente aos pulmões. Os principais sintomas que se manifestam, além da falta de ar, são febre baixa, tosse e respiração rápida.

ATELECTASIA OU COLAPSO
Atelectasia é o termo que descreve a redução de volume de ar do pulmão atingido. O mecanismo de origem mais frequente é a obstrução da via aérea com reabsorção do ar distal.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  1. Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  2. Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  3. Sibilo ou chiado. ...
  4. Dor no peito. ...
  5. Tosse com sangue ou catarro. ...
  6. Cianose. ...
  7. Febre alta.

Classicamente, a atelectasia é visualizada na radiografia de tórax com aumento na densidade e diminuição do volume, associados a diminuição dos espaços intercostais, desvio de estruturas mediastinais, como traqueia e coração, elevação do diafragma homolateral e hiperinsuflação do pulmão contralateral.

Essa diferenciação pode ser feita através de uma radiografia de perfil, radiografia em decúbito lateral ou ultrassom pulmonar. Em derrames extensos, em que a radiografia apresenta velamento de todo um hemitórax, as estruturas mediastinais e a traqueia podem ser empurradas para o lado contralateral ao lado do derrame.

Os problemas ocasionados pela Atelectasia Pulmonar podem ser tratados através da Fisioterapia Respiratória. Dessa forma, o fisioterapeuta auxiliará na remoção das secreções pulmonares, restabelecendo a qualidade respiratória no sistema pulmonar de forma parcial ou total, dependendo da gravidade do problema.

É o caso dos refinados, industrializados, ricos em açúcares, gordurosos, enlatados e processados. Todos estes elevam o nível de sal e acúmulo de toxinas nocivas no organismo e, consequentemente, na pele, o que aumenta o risco do surgimento de estrias.