O que significa estran no documento do veículo?

Perguntado por: mvarela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O Termo “sinistro recuperado” no documento de um carro, basicamente mostra que aquele veículo passou por algum tipo de reparo após um acidente, ou que ele foi encontrado novamente após um furto/roubo. E que, em ambos os casos, o seguro do automóvel foi acionado.

Como vimos, existem dois tipos de sinistro: o sinistro com perda parcial e o sinistro com perda total.

Consultando no site do Detran
Para consultar as condições do veículo, basta ter em mãos a placa e o número do chassis do veículo, entrar no site do Detran do seu estado e procurar por “Consulta veículos sinistrados”.

Para fazer o desbloqueio do sinistro de carro é preciso fazer o pedido no Detran de registro do veículo. Para isso, é necessário preencher o requerimento que fica disponível no portal do Detran.

Se você está comprando um veículo, é importante verificar se consta no documento de recuperação de veículos roubados ou furtados. É possível verificar isso com a ajuda do site do Detran de seu estado.

Segundo a concessionária Sabenauto, existem casos que demora cerca de 1 mês para serem avisados no Detran. Perante a lei, no prazo de 15 dias a montadora deveria ter comunicado o Detran e dado baixa do recall - esse prazo já passou.

Quando a soma de pontos der até 20, o sinistro do veículo será considerado de pequena monta. Para que ele volte às ruas, basta substituir a peça que foi danificada e, somente neste caso, o sinistro não é informado no documento ou exige uma nova inspeção de segurança.

O histórico do veículo é disponibilizado gratuitamente pelo site do DENATRAN, basta realizar o cadastro e preencher todos os dados corretamente, mas neste histórico não constará se o veículo passou por leilão ou não, este laudo completo somente é fornecido por empresas especializadas.

Após sofrer um sinistro, o carro será reparado após o pagamento da franquia. Depois desse conserto, ele será considerado um carro recuperado. Isso basicamente indica que ele passou por consertos ou que foi encontrado após um roubo ou furto.

A origem da palavra remete para o lado esquerdo, ou para um indivíduo que é canhoto. Como a grande maioria das pessoas usa a mão direita, quando tentam cumprir alguma tarefa com a mão esquerda o resultado não é positivo. Por esse motivo, a palavra começou a ganhar o sentido de "desastrado" ou "desvantajoso".

Quando se trata do sinistro no seguro de vida, as causas mais comuns são: morte, acidente com invalidez, seja permanente ou parcial, além de doenças.

Um carro sinistrado pode perder até 30% do seu valor de mercado, principalmente quando o acidente foi grave e prejudicou a estrutura do veículo. Nesse caso, ele sofrerá uma grande desvalorização no momento da avaliação.

O Sinistro é o acontecimento de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e encontre-se especificado na apólice. O termo carro sinistrado é usado para se referir a um veículo que sofreu perda total ou foi roubado e o proprietário teve que acionar o seguro.

Como o próprio nome sugere, a 4ª classificação diz respeito a um dano expressivo, ou seja, quer dizer que o veículo sofreu uma avaria superior a 76%.

Se você possui um veículo que foi sinistrado, a desvalorização pode acontecer no momento da revenda. Ele continua sendo sinistrado e há uma indicação disso em seu documento. Por isso, a expectativa é que seu valor seja de 20% a 40% menor que o da tabela usada no mercado.

A maioria das seguradoras reservam o direito de não aceitar o veículo sinistrado, mesmo que o proprietário tenha um excelente histórico no trânsito entre outros fatores positivos para a contratação de um seguro.

Porque as seguradoras não costumam aceitar veículos sinistrados? Devido à indenização anterior, a chance de que volte a ter problemas é alta. Sendo assim, cerca de 90% das seguradoras se reservam o direito de não aceitar. Contudo, existem as exceções, porém, o valor da apólice e da franquia é mais alto que o comum.

Veículo recuperado de furto perde valor? Se você sofreu um sinistro de roubo ou furto e pretende vender seu carro recuperado depois desse acontecimento, saiba que sim, o veículo recuperado de furto perde valor. Os veículos recuperados de sinistros chegam a custar até 30% menos do seu valor de mercado.