O que significa estertores da morte?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte. O ruído pode ser evitado ao mudar a posição do paciente, limitar a ingestão de líquidos ou usar medicamentos para secar as secreções.

Os estertores podem ser classificados em: Úmidos: Quando o pulmão está cheio de líquidos, muco ou bolhas. Geralmente "ruídos estertores" se referem a esses ruídos. Estertores crepitantes ou finos: Ouvidos ao início da inspiração, são sons de maior frequência e menor duração.

A sororoca (também conhecida como ruído da morte ou “death rattle”, em inglês) consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior. Ela apresenta significativa prevalência (12-92%) no contexto de últimas horas ou dias de vida.

Os estertores são pequenos sons de clicar, borbulhar ou chocalhar no pulmão. Acredita-se que ocorrem quando o ar abre os espaços aéreos fechados. Os estertores podem ainda ser descritos como húmidos, secos, finos ou grosseiros.

Estertores finos ou crepitantes: ocorrem no final da inspiração, possuem alta frequência (agudos) e têm curta duração, e costumam aparecer ao fim da inspiração. Não se modificam com a tosse. Comumente são comparados ao atrito de cabelos próximo à orelha.

Os sons pulmonares são definidos como roncos, estridores, estertores e sibilos. Eles são bastante distintos entre si e os médicos são treinados para identificá-los corretamente.

Estertor
Respiração ruidosa de pacientes moribundos, em coma ou sono profundo.

Os benefícios do estetoscópio
Ao utilizar o estetoscópio e identificar ruídos anormais referentes ao aparelho respiratório do paciente, o médico pode diagnosticar então problemas como as vias aéreas obstruídas, asma, hiperventilação, existência de secreção, entre outros problemas.

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Seus trabalhos descrevem a identificação dos cinco estágios que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação(1).

Depois que o corpo humano perde suas funções vitais, ele começa a se desintegrar em matéria orgânica mais simples através de processos químicos e biológicos. A duração deles pode variar de semanas a anos, a depender de alguns fatores específicos.

É perigoso água na pleura? A água na pleura em si, não é perigosa no sentido de levar alguém a óbito. Inclusive, é muito incomum que o derrame pleural seja a causa da morte de uma pessoa. O risco, neste caso, está mais relacionado à enfermidade que resultou no acúmulo de líquido.

Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas. (Veja também Sibilos em bebês e crianças pequenas. Os sibilos são causados por um estreitamento...

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

As crepitações são sons ouvidos na inspiração e às vezes durante a expiração. São sons descontínuos, explosivos e de curta duração que ocorrem frequentemente nas doenças cardiorrespiratórias.

Crepitantes: São sons de estalidos e cliques semelhantes a uma rádio fora da estação e podem ser devido a quadros de hiperinsuflação alveolar ou a secreção com bolhas em vias aéreas inferiores. Quando é causado por catarro, o crepitar é modificado por uma tosse produtiva.

Habitualmente, pode ser auscultado sem estetoscópio. Em geral, o estridor é mais intenso que o sibilo, é predominantemente inspiratório e é auscultado com mais intensidade sobre a laringe.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

“O chiado no peito pode ser um sintoma da asma. Ele se deve à obstrução da passagem do ar pelos brônquios inflamados. Embora cada pessoa possa apresentar sintomas diferentes, é comum na doença o surgimento de chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse”, informa o pneumologista Mauro Gomes.

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.