O que significa estar letárgica?

Perguntado por: aperalta4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.

1 indolência, desinteresse, entorpecimento, inércia, indiferença, preguiça, marasmo, torpor, desânimo, apatia.

A depressão pode diminuir a energia e conduzir à letargia. Com frequência, a depressão afeta o sono, levando a insónia e a alterações do sono, como acordar demasiado cedo. Às vezes é ao contrário, e o sono é excessivo. As alterações do sono são um dos aspetos mais debilitantes da depressão.

Letargia (perda de sensibilidade e movimentos) ou irritabilidade; Hipotensão postural (tontura e queda de pressão em determinadas posições)

Um dos efeitos mais singulares do aumento na expectativa de vida foi criar um estado de letargia social, com pessoas individualistas e omissas diante de um cenário cada vez mais difícil e complexo. Viver mais talvez tenha eliminado o senso de urgência em melhorar as coisas para justamente, viver com mais qualidade.

1. Qualidade de indolente. 2. Falta de força ou de estímulo para actuar no momento oportuno.

Redução da sensibilidade e dos movimentos corporais. [Medicina] Cujo estado demonstra torpor; sem reação aos estímulos. Que apresenta prostração, desânimo, indolência, apatia. Etimologia (origem da palavra torporoso).

Letargia é uma redução leve no estado de alerta ou confusão mental leve (turvação da consciência). As pessoas tendem a ficar menos conscientes do que está acontecendo ao seu redor e pensam de forma mais lenta do que o habitual. Elas podem se sentir cansadas e sem energia.

A fadiga, a sensação de fraqueza e a letargia são sintomas comumente atribuídos ao descondicionamento físico, aos distúrbios do sono e da saúde, à subnutrição e aos problemas emocionais.

Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação. Tem como algumas das características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia). A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Do ponto de vista clínico, o paciente em estado de letargia apresenta os seus sinais vitais baixos, com a pulsação, respiração e batimentos cardíacos praticamente imperceptíveis. A falta de rigidez nos músculos e a dilatação das pupilas (que não reagem ao estímulo da luz) são outros sinais típicos da letargia.

Depressão psicótica: a forma mais grave do transtorno
Além de tristeza, o paciente sempre apresenta sintomas psicóticos como alucinações e delírios.

A recomendação é ir para cama e acordar nos mesmos horários todos os dias, tirando um tempo para relaxar antes de dormir, evitar cochilos durante o dia mesmo com o cansaço e dormir durante a noite.

A dengue pode ser contraída mais de uma vez? Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.

Torpor: 1. Sentimento de mal-estar caracterizado pela diminuição da sensibilidade e do movimento; entorpecimento, estupor, insensibilidade. 2. Indiferença ou apatia moral; indolência, prostração.

1 resposta(s)
É fundamental para o Brasil sair do estado letárgico, pensar estrategicamente o futuro e acompanhar as tendências atuais da indústria mundial porque isso pode ajudar o país a se desenvolver economicamente e socialmente.

Se seu gato está dormindo muito, demonstrando ter pouca energia, desinteressado de suas rotinas diárias, ele pode estar letárgico. Esse sinal aparece em vários problemas de saúde, como diabetes, doenças renais e intoxicação alimentar.

Prostração é um termo que se refere a um estado de fraqueza extrema, cansaço e falta de energia. Pode ser causado por diversas condições médicas, como infecções, doenças crônicas, desidratação, estresse emocional ou físico, entre outras.

substantivo feminino Tendência da pessoa que busca desculpar os próprios erros ou de aceitar com facilidade os próprios defeitos; autocomplacência. Complacência, condescendência, tolerância e indulgência consigo próprio.