O que significa estar a postos?

Perguntado por: mdias7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Preparado ou pronto para algo; cada um no seu lugar (ex.: já está tudo a postos?). A força militar mais próxima do inimigo. O lugar onde a sentinela está colocada e além do qual não lhe é permitido passar.

Em nossa Língua Portuguesa, a expressão “posto que” equivale a “ainda que”, “mesmo que”, “embora”, “apesar de que”; é locução concessiva, de oposição ideológica.

A conjunção “posto que” é comumente utilizada para indicar causalidade, no sentido de “visto que”, como no exemplo: Não conseguirei terminar a limpeza hoje, posto que a casa está muito suja.

A locução adverbial “a postos” (de pronúncia aberta) tem o sentido de pronto, preparado para, como em “estamos a postos”; como se trata de locução adverbial, a expressão não varia em frases que estão no singular: “estou a postos”.

6 sinônimos de aposto para 1 sentido da palavra aposto: 1 acrescentado, adjunto, aplicado, junto, ligado, sobreposto.

Os tipos de aposto são: explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.

Que foi colocado num lugar: 5 depositado, colocado, disposto, metido, situado.

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Dado o caso que. Se; posto que; ainda quando.

Motoristas fazem fila para abastecer após anúncio de reajuste da Petrobras. Após o anúncio da Petrobras de que vai aumentar o preço da gasolina em 18,7% e do diesel, em 24,9%, motoristas fizeram filas de carros, motos e caminhões para conseguir abastecer ainda com os preços sem reajuste.

Significado de Apor
Assinar; pôr a assinatura em alguma coisa: apôs a assinatura no documento. Etimologia (origem da palavra apor).

O termo serve para explicar, enumerar, resumir e especificar algo. No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.

Preparado ou pronto para algo; cada um no seu lugar (ex.: já está tudo a postos?).

O Aposto resumidor é comumente representado por pronome indefinido (tudo, nada, ninguém, alguém, todos…) ou por pronome demonstrativo (isto, isso, aquilo…), resumindo o sujeito composto. O verbo concorda com o aposto resumidor.

Aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração. Exemplo: Aquela menina, Helena, ainda não almoçou. Vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. É um termo independente.