O que significa estampa xadrez?

Perguntado por: agil6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A estampa xadrez se consagrou ao longo da história como uma das padronagens mais clássicas do mundo da moda. Sua origem é incerta, mas na linha do tempo é possível encontrar esses traços na cultura celta, nos clãs britânicos e também no movimento punk.

Ele é utilizado para confeccionar as tradicionais roupas caipiras, como vestidos, saias e camisas", acrescenta Phaedra. Já as estampas xadrez fazem alusão ao tartã (ou tartan), como é chamado em terras britânicas.

Tartan

Tartan. Essa é a clássica, que, muitas vezes, vemos na versão de estampa xadrez vermelha, mas existem várias outras possibilidades de linhas e cores aqui.

De looks formais, a pops e descolados, o xadrez assume a personalidade de quem o veste. Essa versatilidade é possível porque a estampa é impressa em modelagens sequinhas e amplas, em tecidos finos e encorpados, em cores diversas e em qualquer peça de roupa, da bermuda ao casaco.

Xadrez Pied-de-poule

Xadrez Pied-de-poule
O “quebrado” padrão xadrez com certeza é o mais elegante de todos. E adivinha? Sim, é mais um com origem escocesa.

Elas transmitem as mensagens de tradição, originalidade, autenticidade, herança e subjetividade. Faz parte do grupo animal print, todas aquelas que remetem à pelagem dos animais. Ex: padrões de cobra, leopardo e zebra. Com padrões de camuflagem imitam os uniformes que os militares usam durante o combate.

Xadrez: Como usar looks com a estampa queridinha do inverno
Apesar de parecer chamativo, um full look com peças xadrez pode proporcionar muito estilo e atitude. O ideal é combinar duas peças com a mesma padronagem e cores, a fim de garantir mais elegância.

Muito clássica e versátil, a estampa xadrez foi criada pelos celtas, que teciam a lã para compor figuras geométricas. A partir do século XVII, esse padrão conhecido como tartan, começou a se difundir para a Escócia, onde se transformou em símbolo da lealdade nacional, adornando os kilts.

A alternância do branco e do negro, do dia e da noite, do bem e do mal, da vitória e da derrota são um grande ensinamento sobre a realidade da vida em constante mutação em que aquela se desenrola com altos e baixos, num movimento cíclico constante.

Alguns pesquisadores acham que surgiu no Egito ou na China, mas geralmente considera-se que o xadrez teve origem num jogo com o nome sânscrito de chaturanga, que já existia na região do Ganges, na Índia, no início do século VII. É possível que tenha sido inventado vários séculos antes.

Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina.

Estampas vem do verbo estampar que é o ato de imprimir, gravar ou prensar uma imagem ou letras num objeto. É uma reprodução visual, cujo o objetivo é fazer uma gravação para fins de comunicação visual.

O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez.

Os tons terrosos, como o marrom e o bege, são escolhas populares para aqueles que desejam um visual sofisticado e acolhedor. Além disso, o xadrez em tons de vermelho, verde e azul adiciona um toque de vivacidade e personalidade às produções.

O xadrez pode ser usado em uma variedade de ocasiões, mas é importante escolher o xadrez certo para a ocasião. Por exemplo, um xadrez mais tradicional, como o xadrez tartan, é perfeito para o outono e o inverno, enquanto um xadrez mais leve, como o xadrez vichy, é perfeito para a primavera e o verão.

O xadrez era conhecido como tartan no século dezoito. e inicialmente não tinha nada a ver com São João, mas no Brasil. ele tava associado ao vestuário do campo. Por ser um vestuário do campo, o xadrez, ele foi rapidamente assimilado às festas juninas.

O xadrez não precisa ter somente cores sóbrias, como preto, branco, cinza ou vermelho. Dá para apostar na estampa em tons mais abertos e vibrantes, como amarelo e laranja, e tons que estão em alta no verão, como o verde o rosa. Escolha peças de fundo claro, como bege, branco ou mescla, para deixar o visual com leveza.