O que significa a palavra provérbio na Bíblia?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

[Religião] Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou de aconselhar; pensamento. substantivo masculino plural Provérbios. Livro bíblico ou Livro dos Provérbios do Antigo Testamento cujos textos têm o propósito de educar ou de aconselhar.

Os provérbios podem funcionar como importantes ferramentas no discurso, pois podem ser utilizados com diversos objetivos como, por exemplo, consolar, advertir, praguejar, aconselhar e até mesmo para amenizar certos discursos.

"Provérbios" é a tradução para o latim da palavra hebraica "mashal", que tem um significado mais amplo do que o do termo "provérbio" em português: um dito curto e atrativo. Assim, apesar de quase metade do livro ser composta por "ditos" deste tipo, a outra é composta de longas seções poéticas de tipos variados.

Provérbios existem há mais de três milênios antes de Cristo (a.C) – foram repassados entre os hebreus, gregos, aramaicos, chineses, indianos e outros povos até os dias de hoje.

Provérbio: 2 pensamento. 3 adágio, anexim, apotegma, ditado, dito, máxima, rifão, axioma, princípio.

Os 3 tipos de provérbios com exemplos

  1. 1 – Provérbios bíblicos ou religiosos. ...
  2. 2 – Provérbios populares estrangeiros. ...
  3. 3 – Provérbios populares brasileiros.

A sabedoria apresenta acusações contra quem está vivendo uma vida longe do conhecimento de Deus. Essas pessoas constantemente recusam-se a obedecer a voz da sabedoria, porém ela convida aos homens para deixarem seus caminhos de trevas e viverem em sabedoria. Os pecadores recusam-se a obedecer a voz da sabedoria.

Aquele que ouve as palavras de sabedoria e a guardam em sua coração, terá longa vida e plantará paz para si mesmo. Mas os que não dão valor aquilo que é ensinado, é tolo e não terá colheita boa no tempo certo.

Não existe maior privilégio para alguém do que ser chamado filho de Deus. Para que a realidade espiritual do conhecimento de Deus seja uma constante na vida do cristão, ele deve guardar a Palavra em seu coração.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Provérbios é um livro da Bíblia que fala sobre sabedoria. De antemão precisamos lembrar que ele foi escrito por Salomão. Por séculos os ensinamentos do rei de Israel, filho do rei Davi, perpetuaram as gerações. As instruções sobre a vida deixadas no livro são atuais, apesar da sua antiguidade.

Quem se humilha, será exaltado; e quem se exalta será humilhado. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Uns se dizem ricos não tendo nada; Outros se dizem pobres tendo grandes riquezas. Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.

Famoso por ter governado Israel durante quarenta anos, Salomão escreveu cerca de mil cânticose três mil provérbios.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Nas Bíblias protestantes e católicas, o livro de Provérbios fica entre o livro de Salmos e o de Eclesiastes. A arrumação das nossas Bíblias segue, em linhas gerais, a arrumação da Septuaginta, a qual é a tradução do Antigo Testamento hebraico para o grego, para os judeus de língua grega que moravam no Egito.

"Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.

Salomão construiu jardins e levantou o Primeiro Templo de Jerusalém que fora o desejo do seu pai Davi. Além de reunir muitos provérbios, escreveu e patrocinou outros livros e trechos bíblicos como: o livro de Eclesiastes, o Cântico dos Cânticos, Salmos 72 e Salmos 127.

Provérbios 3:5
Esse versículo é a verdadeira base para a sabedoria e ter uma vida feliz. Deus pede que O amemos, que confiemos Nele de todo coração. Afinal, Ele é bom o tempo todo, não nos dá nada pela metade ou que nos prejudica.

Quem vê cara não vê coração. Esta expressão, tão popular, é usada quando queremos dizer que algo ou alguém nem sempre é aquilo que aparenta. Esta frase pode até estar correta em certo sentido, porém a ciência tem mostrado cada vez mais que quem vê cara, vê muita coisa!

Deus deu ao ser humano o privilégio da liberdade de escolha, mas diante disso ele nos instrui a usar essa liberdade com sabedoria. O pecado ao contrário em nada traz liberdade, somente prisões. É impossível pecar sem se prender, um dos enganos do pecado é que ele promete liberdade, mas somente traz escravidão.

A sabedoria proclama a verdade, mas também abomina a impiedade. As palavras de sabedoria são justas e nela será impossível encontrar algo torto ou perverso. Os que tem discernimento escutam as Palavras de Deus e as praticam, os loucos escolhem tapar os ouvidos.