O que significa esquistossomose reagente?

Perguntado por: lcaetano5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Interpretação clínica: IgG é reagente antes do tratamento. Pode ser também reagente em indivíduos que residem em área endêmica ou naqueles que viajaram para essas áreas e apresentem pesquisa nas fezes negativa. Após o tratamento há queda da reatividade, mas pode não negativar.

O tratamento da esquistossomose, para os casos simples, é em dose única feito por meio do medicamento Praziquantel, receitado pelo médico e distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Schistosoma mansoni e Schistosoma japonicum alojam-se normalmente em pequenas veias do intestino. Alguns ovos fluem de lá pela corrente sanguínea até o fígado. A inflamação resultante do fígado pode causar cicatrizes e aumento da pressão nas veias que levam o sangue do trato intestinal ao fígado (vasos portais).

Casos graves
Aumento do baço; Hemorragia digestiva; Hipertensão pulmonar e portal; Morte.

Tempo de Transmissão
O ser humano infectado e não tratado pode eliminar vermes no ambiente por mais de 20 anos. O caramujo infectado começa a eliminar cercárias após quatro a sete semanas da infecção pelos miracídios, e assim se mantêm por vários meses.

O que significa cada resultado? Nos exames de sorologia, reagente significa positivo ou presente, enquanto que não reagente significa negativo ou ausente.

Interpretação clínica: IgG é reagente antes do tratamento. Pode ser também reagente em indivíduos que residem em área endêmica ou naqueles que viajaram para essas áreas e apresentem pesquisa nas fezes negativa. Após o tratamento há queda da reatividade, mas pode não negativar.

Existem três principais espécies de esquistossomose que são o Schistosoma mansoni, que predomina na África e na América do Sul, Schistosoma japonicum (que ocorre principalmente na Oriente Próximo) e o Schistosoma Haematobium (ocorre na África e Oriente Médio), nesta revisão discutiremos as manifestações clínicas da ...

O tratamento medicamentoso para esquistossomose é feito pelo Praziquantel, droga utilizada desde de 1980. Entretanto, esse tratamento vem apresentando algumas limitações relacionadas aos indícios de existência de parasitos resistentes e baixa tolerabilidade, principalmente para crianças, como relatado na literatura.

Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo. Conforme esses vermes põem seus ovos, a barriga do hospedeiro incha – é um dos sintomas diferenciais da infecção.

Dependendo do tipo de trematódeo, medicamentos como praziquantel, albendazol ou triclabendazol podem eliminá-los.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

O ELISA-IgM constitui-se em um método potencialmente útil para fins diagnósticos da esquistossomose, em indivíduos com baixa carga parasitária.

É uma doença grave causada por verme do gênero Schistosoma, que se instala nas veias do fígado e do intestino das pessoas. No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistoma mansoni. O S. mansoni nasce do ovo, do qual sai larva chamada miracídio, que penetra num caramujo hospedeiro.