O que significa espessamento dos brônquios?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A bronquiectasia consiste na dilatação e destruição de brônquios de grosso calibre causada pela infecção e inflamação crônicas. As causas comuns são: fibrose cística, defeitos imunes e infecções recorrentes, embora em alguns casos pareça ser idiopática.

O espessamento difuso da parede traqueal pode ser determinado por várias doenças (amiloidose; policondrite recidivante; traqueopatia osteocondroplástica (TOC); infecções, tais como tuberculose, paracoccidioidomicose e rinoscleroma; granulomatose com poliangeíte; sarcoidose e linfomas, dentre outras).

Além de causar incômodos diversos, como falta de ar e dor no peito, ela pode levar à óbito devido às infecções graves e de repetição, além do risco de sangramento das vias aéreas.

Na maioria das vezes, ela é causada por episódios repetidos de infecção pulmonar, como pneumonia ou tuberculose. Asma aguda e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ( DPOC ) igualmente costumam estar associadas à ocorrência da bronquiectasia.

Fibrose e calcificação pleural são o espessamento e enrijecimento da pleura (a membrana fina e transparente de duas camadas que cobre os pulmões), que ocorre como resultado de inflamação pleural ou exposição ao amianto. Inflamação ou exposição ao amianto pode fazer com que a pleura fique espessa e rígida.

O tratamento da bronquite pode ser feito por meio do uso de medicamentos como antibióticos (no caso de uma infecção bacteriana) e broncodilatadores (no caso de infecção por vírus). Podem ser recomendadas ao paciente a realização de inalação com soro fisiológico e a constante hidratação das narinas.

O diagnóstico baseia-se na história e exames de imagem, habitualmente a tomografia computadorizada (TC) de alta resolução, embora as radiografias de tórax convencionais possam ser diagnósticas.

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

Estes vários tipos de bronquiectasia podem ser reunidos em quatro grupos, de acordo com a forma de apresentação e do ângulo sob o qual a doença é vista: v Quanto à apresentação patológico-radiológica: Bronquiectasias cilíndricas: Os brônquios encontram-se dilatados de maneira uniforme, terminando de forma abrupta.

Trata-se de uma inflamação nas pequenas vias aéreas chamados de bronquíolos. É necessária uma avaliação médica em que se possa entender os antecedentes patológicos de sua irmã e os sintomas associados.… Olá! O achado de broncopatia é inespecífico, não dá para saber se surgiu do covid ou por outras razões.

Introdução: Pessoas com bronquiectasia apresentam capacidade funcional reduzida, o que pode ter implicações na atividade física. No entanto, a atividade física nesses indivíduos nunca foi comparada à indivíduos saudáveis, e ainda não se sabe se o grau de dispneia tem impacto na atividade física.

O tratamento da bronquiectasia é voltado para a redução da frequência de infecções quando possível, a prevenção de certas infecções com vacinas e, às vezes, antibióticos, a diminuição no acúmulo de muco, redução da inflamação e no alívio do bloqueio das vias aéreas.

Para pessoas com bronquiectasia estável, as evidências sugerem que o treinamento com exercícios é superior aos cuidados habituais para a melhora da tolerância ao exercício funcional, medida pela distância percorrida no teste de caminhada incremental (diferença média (DM) entre grupos 87 metros, intervalo de confiança ( ...

Os brônquios têm como função principal encaminhar o ar a traqueia e aos pulmões. Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, que ligam a traqueia aos pulmões e cuja principal função é encaminhar o ar a esses órgãos.

Como as células ciliadas são danificadas ou destruídas, essas secreções se acumulam nas vias aéreas dilatadas e tornam-se terreno fértil para as bactérias. As bactérias danificam ainda mais a parede brônquica, levando a um círculo vicioso de infecção e danos às vias aéreas.

Descrição: É definida com uma dilatação anormal e distorção irreversível dos brônquios, em decorrência da destruição dos componentes elástico e muscular de sua parede. Há necessidade da presença de dois elementos: agressão infecciosa e deficiência na depuração das secreções brônquicas.