O que significa espessamento do ligamento periodontal?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O espessamento do ligamento periodontal ou área de rarefação apical pode ser vista nos casos de dentes despolpados.

O ligamento periodontal é um ligamento suspensório que fixa o dente no alvéolo ósseo da mandíbula e maxila. Sua função principal, que é a de suportar o dente em seu alvéolo e, ao mesmo tempo, permitir que ele resista às forcas da mastigação.

Os sintomas mais comuns da doença periodontal avançada são a halitose, as gengivas retraídas ou sensíveis, o desconforto na mastigação, o sangramento das gengivas e os dentes frouxos. Além disso, ocorre uma extrema sensibilidade ao calor e ao frio.

O espessamento do ligamento amarelo consiste na hipertrofia de um ligamento interno da coluna vertebral, chamado de ligamento amarelo, podendo comprimir as estruturas neurológicas da coluna (nervos e medula).

O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas. Também é feito o alisamento da raiz (remoção de cálculos na raiz). O paciente é orientado a manter higiene oral doméstica adequada.

As lesões periapicais inflamatórias devem ser inicialmente tratadas com terapia endodôntica não cirúrgica. A intervenção cirúrgica está indicado para casos de fracassos dos tratamentos não cirúrgicos após períodos de proservação, e não como opção imediata de intervenção.

Dessa forma, é possível concluir que uma lesão periapical sem tratamento pode produzir infecções repetidas e aumento do tamanho. E isso vai possibilitar a destruição de uma maior quantidade de osso, afetando os dentes adjacentes à origem da infecção.

A periodontite crônica representa uma doença infecciosa resultante de inflamação dos tecidos de suporte dos dentes e perda progressiva de inserção conjuntiva. O início da periodontite crônica pode ocorrer em qualquer idade, todavia, essa é uma patologia mais freqüentemente encontrada em adultos.

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

O ligamento periodontal fica localizado na raiz do dente, unindo o osso alveolar ao cemento radicular. Ele fica separado da gengiva pelos feixes de fibras de colágeno que ligam a raiz do dente com a crista do osso alveolar.

Um quadro de gengivite, por exemplo, costuma apresentar inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo no tecido gengival. Já a periodontite, esses sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados de outros, como mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.

No início do processo, a doença periodontal manifesta-se na forma de gengivite, representando o seu primeiro estágio. É ocasionada basicamente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, mas influenciada também por outros fatores. Ambos se acumulam nas gengivas devido à má escovação e ao não uso diário do fio dental.

A doença periodontal avançada é caracterizada pela morte de tecido gengival, ligamentos do dente e osso de suporte . É causada pela falta de suprimento sanguíneo (necrose), resultando em infecção grave. Este tipo geralmente ocorre em pessoas com um sistema imunológico comprometido.

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

Nesses casos, o ligamento pode-se regenerar, com o tratamento sendo composto por repouso, aplicação de gelo e medicações analgésicas e anti-inflamatórias, quando necessário. Além disso, o paciente deverá utilizar órteses, para que o joelho não recebe impacto durante o período em que se regenera.

Seja a lesão de um ligamento ou nos dois, os sintomas são praticamente os mesmos:

  1. Barulho no momento da ruptura;
  2. Inchaço do joelho;
  3. Dor aguda;
  4. Impossibilidade de colocar o peso no joelho e andar;
  5. Se outros ligamentos forem afetados, pode surgir um hematoma.

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

A gengivite e a periodontite se constituem nas formas mais comuns de doença periodontal.