O que significa espessamento das paredes brônquicas?

Perguntado por: lmenezes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

O espessamento difuso da parede traqueal pode ser determinado por várias doenças (amiloidose; policondrite recidivante; traqueopatia osteocondroplástica (TOC); infecções, tais como tuberculose, paracoccidioidomicose e rinoscleroma; granulomatose com poliangeíte; sarcoidose e linfomas, dentre outras).

Tem-se associado a gravidade do quadro de asma com o remodelamento aéreo e o aumento da espessura da parede brônquica, sendo que este pode ser avaliado pelas técnicas quantitativas de análise de TC do tórax.

Por fim, podemos observar ainda espessamento peribrônquico peri-hilar e acentuação das marcas broncovasculares, que representam o espessamento das paredes dessas vias aéreas inflamadas. Espessamento peribroncovascular peri-hilar bilateral representando a inflamação das paredes brônquicas.

Fibrose e calcificação pleural são o espessamento e enrijecimento da pleura (a membrana fina e transparente de duas camadas que cobre os pulmões), que ocorre como resultado de inflamação pleural ou exposição ao amianto. Inflamação ou exposição ao amianto pode fazer com que a pleura fique espessa e rígida.

O espessamento irregular traduz basicamente fibrose intersticial e é visto em doenças fibrosantes pulmonares; em geral, não é o padrão predominante, e sim um achado associado a outros padrões de fibrose. O ESIL nodular (como observado no presente caso) apresenta um grupo bem definido de doenças causais.

Espessamentos simétricos têm maior probabilidade de corresponderem a alterações inflamatórias ou vasculares. Espessamentos assimétricos, irregulares ou associados a componente expansivo (intraluminal ou exofítico) geralmente correspondem a lesões neoplásicas, benignas ou malignas.

Espessamento revelado na tomografia computadorizada (TC) ocorre em variantes normais e diversas patologias. Deve-se analisar vários parâmetros como: padrão de atenuação e reforço lesional, localização, extensão (focal, segmentar ou difusa), simetria, grau de espessamento e anormalidades associadas.

Espessamento significa que a parede do intestino está mais grossa, isso pode ser devido a vários fatores, por exemplo inflamação. Você deve levar esse exame ao médico que o solicitou e talvez fazer uma colonoscopia (a critério dele).

Opacidade em vidro fosco é um padrão frequentemente observado em TC do tórax, sendo provavelmente um dos padrões mais inespecíficos, podendo representar afecções agudas ou crônicas, alveolares ou intersticiais.

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

Os brônquios têm como função principal encaminhar o ar a traqueia e aos pulmões. Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, que ligam a traqueia aos pulmões e cuja principal função é encaminhar o ar a esses órgãos.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

Partes duras ou mais densas, como os ossos, aparecem em branco, enquanto o ar é retratado em preto. Já órgãos e outras partes moles são registradas em tons de cinza. Avaliando as imagens internas do tórax, dá para observar uma mescla entre ossos da caixa torácica, ar presente nos pulmões e contornos desses órgãos.

A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.

A fibrose pulmonar idiopática é o tipo mais grave de fibrose, pior do que câncer de pulmão, pois sendo diagnosticado precocemente, o câncer oferece chances de cura.

Os sintomas das fibroses pulmonares incluem tosse seca, falta de ar que pode ser leve ou grave. Em caso de doenças avançadas, podem haver outros sintomas, como dores torácicas, falta de ar para tomar banho e sinais de oxigenação baixa no sangue, que inclui lábios e pontas dos dedos arroxeados.