O que significa escudo e broquel na Bíblia?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Um broquel é um escudo. O significado bíblico de broquel indica exatamente um instrumento de defesa individual móvel usado em batalhas. Mas na Bíblia, a figura do broquel também é usada como metáfora para transmitir a ideia de proteção.

Quatro palavras hebraicas são traduzidas pela palavra escudo. A primeira refere-se àquele escudo que era de tal grandeza que podia proteger todo o corpo.

Um broquel é uma espécie de pequeno escudo que era responsável pela proteção contra golpes do inimigo, sendo uma peça segurada por mãos, ou segurada por encaixe no antebraço. Devido a seu pequeno tamanho, era mais ágil, seu material era variado entre metais, couro, e madeira.

Escudo e broquel
Nesse verso encontramos as palavras “escudo” e “broquel” na mesma frase. Outras traduções trazem a combinação “pavês e escudo” ao invés da expressão “escudo e broquel”, mas o sentido é o mesmo. O propósito do salmista nesse salmo é indicar que o cuidado divino lhe proporciona uma proteção completa.

calcarás aos pés o filho do leão e a serpente qual significado? Dentro do contexto signfica que Jesus iria derrotar o diabo na cruz. O próprio autor em seu texto explica: Este versículo usa o leão e a cobra para representar a força e a violência. Está literalmente falando sobre Satanás e seus anjos demoníacos.

Na Igreja podemos ensinar a respeito dos materiais usados para se fazer o escudo da fé: reverência, coragem, castidade, arrependimento, perdão, compaixão. Nela podemos aprender como montá-los e adaptá-los. Mas a fabricação e o ajuste real do escudo da fé pertencem ao círculo familiar.

15 sinônimos de broquel para 1 sentido da palavra broquel: Na mitologia - escudo: 1 égide, tarja, escudo, pavês, rodela, adarga, ancil, cartulinho, cetra, clípeo, cofo, escudete, parma, pelta, ruquibo.

Significado de Pavês
substantivo masculino Grande escudo. Bandeira; galhardete. Marinha Parte do casco acima da ponte. Grande pavês, conjunto de todos os pavilhões de um navio, içados da frente para trás, em sinal de festa.

1. Arma defensiva destinada a proteger o corpo dos golpes de armas brancas. 2. [ Heráldica ] Peça onde se representam as armas da nobreza.

O «símbolo da fé» é, antes de mais nada, o símbolo baptismal. E uma vez que o Baptismo é conferido «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»(Mt 28, 19), as verdades da fé professadas por ocasião do Baptismo articulam-se segundo a sua referência às três pessoas da Santíssima Trindade.

O Senhor também é nosso escudo. O Senhor tem falado muito comigo sobre os princípios daquele que anda com uma vida reta diante do senhor. A palavra diz que ele não negará nenhum bem, apenas para aqueles que andam em retidão diante de Deus. Precisamos aprender a viver uma vida correta diante de Deus.

Esses laços eram feitos de pelos – como crina de cavalo – ou de algum tipo de arame, a depender do tamanho do pássaro. Mas no sentido figurado o significado dessa expressão refere-se a “calamidades” ou “conspirações”, enfatizando não apenas a calamidade em si, mas o agente ou a fonte da calamidade.

Na Bíblia, “peste perniciosa” significa basicamente doenças perigosas com potencial de se tornarem verdadeiras pragas e epidemias. Por isso alguns estudiosos interpretam a peste perniciosa como sendo uma referência a alguma doença infectocontagiosa.

Deus é um escudo para todos aqueles que nele buscam abrigo. Os preceitos do SENHOR são justos, e proporcionam alegria ao coração. Os mandamentos do SENHOR são cristalinos e iluminam o entendimento. A tua promessa foi absolutamente comprovada, e, por esse motivo, o teu servo a ama.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

Conceito de Terror Noturno. O terror noturno – muito confundido com o sonambulismo – é considerado uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono em que a criança tem diversos episódios de inquietude durante o sono, se contorcendo, gritando e chorando incontrolavelmente, e não se lembrando do ocorrido no dia seguinte.

Moisés

O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

Habitar no esconderijo do Altíssimo significa morar no lugar secreto de Deus e quando descansamos na Sua sombra, estamos dizendo que confiamos nEle, que a Sua cobertura nos faz seguros, que Ele é nosso escudo e fortaleza. Neste Salmo vemos cinco tipos de perigos dos quais Deus nos livra.