O que significa Erotomaníaco?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A síndrome de De Clèrambault, ou erotomania, é a convicção delirante que um paciente pode desenvolver de estar sendo amado por alguém de posição social muito proeminente.

O transtorno delirante persistente é caracterizado pela pre- sença de delírios, sem outros sintomas que levariam a um diagnóstico de esquizofrenia ou transtorno de humor. Seu tratamento baseia-se no uso de antipsicóticos e há uma im- pressão clínica de que tais casos sejam pouco responsivos.

O transtorno delirante caracteriza-se pela existência de uma ou mais falsas crenças nas quais a pessoa crê firmemente e que persistem durante no mínimo um mês.

A erotomania apresenta resposta pobre a tratamento farmacológico ou psicoterápico13. Os neurolépticos são as drogas mais indicadas, e alguns estudos mostram boa resposta à risperidona5.

A síndrome de Cotard é uma condição rara caracterizada por melancolia ansiosa, delírios de não existência relativos ao próprio corpo e delírios de imortalidade.

Alguns dos sinais de indicam delírio são acreditar ter super-poderes, que se está sendo perseguido por inimigos, que se foi envenenado ou que se foi traído pelo cônjuge, por exemplo, sendo difícil distinguir a imaginação da realidade.

Segundo a psiquiatra Erika Mendonça, delírios são crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Já a alucinação é uma percepção de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas que o paciente acredita com convicção de que são reais.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

F22 - Transtornos delirantes persistentes

CID 10 - F22Transtornos delirantes persistentes
CID 10 - F22.0Transtorno delirante
CID 10 - F22.8Outros transtornos delirantes persistentes
CID 10 - F22.9Transtorno delirante persistente não especificado

A megalomania é uma condição psicopatológica caracterizada por fantasias delirantes de poder, relevância ou omnipotência e autoestima desproporcional. É aquele tipo de pessoa que despreza os outros por se considerar superior a eles, devido a uma egolatria superdimensionada.

A paranoia, também denominada pensamento paranóico (ou paranóide), consiste em uma psicose caracterizada pelo desenvolvimento de um pensamento delirante crônico, lúcido e sistemático, provido de uma lógica interna própria, sem apresentar alucinações.

O delírio é uma fuga do juízo da realidade. É uma crença falsa. O paciente acredita irrefutavelmente em uma idéia impossível. A paranóia é um termo mais genérico, que é uma sensação de desconfiança persistente ( pode ser uma paranóia delirante ou uma paranóia não delirante).

A Erotomania é relacionada como uma doença psiquiátrica. Em 1921, o psiquiatra francês Gaëtan Gatian de Clérambault publicou um estudo revisionista e aprimorado sobre o que é conhecido como Erotomania.

A síndrome de dom-juanismo ou doença do Houayek é um transtorno caracterizado por necessidade compulsiva por sedução, envolvimento sexual fácil mas fracasso no envolvimento emocional, sendo assim, determinada por relacionamentos íntimos pouco duradouros ou até mesmo inexistentes.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.

A enfermidade não tem cura: é um transtorno mental crônico, mas que pode e deve ser tratado. Quando o paciente recebe o tratamento adequado, as crises tendem a se tornar mais curtas e as fases sem manifestação de sintomas duram mais tempo.