O que significa Epístola aos Hebreus?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A Epístola aos Hebreus é uma obra primorosa. Podemos se referir a ela como um sermão expositivo na forma escrita. Não sabemos quem foi o autor dessa epístola, mas certamente sabemos que ele foi um exímio expositor das Escrituras.

A Carta aos Hebreus chama Jesus de sumo sacerdote, mas sem confundi-lo com o sumo sacerdote conhecido dos judeus. A expressão aparece pela primeira vez em Hb 2,16-18. O texto afirma primeiro que Jesus não veio ocupar-se com anjos e sim com a descendência de Abraão.

O que sabemos com certeza é que o livro é anônimo, o autor não se identifica. Porem existem várias teorias quanto a autoria, alguns falam que é o apóstolo Paulo, Barnabé, Apolo, Priscila ou mesmo um autor desconhecido e discípulo de Paulo.

Origem dos Hebreus
O nome hebreus vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio". Foi através dos hebreus que surgiu o judaísmo, religião baseada nas antigas escrituras, que servem de embasamento para sua crença, mas também como documento histórico para conhecer a sua trajetória.

Os hebreus ainda viviam uma vida de seminomadismo e tinham um contato frequente com os cananeus, povos originários da região. Esse contato fez com que muitos hebreus adotassem a adoração de Javé, o deus hebraico, mas de outros deuses também, como El, um deus cananeu.

1. Carta, missiva. 2. Composição poética em forma de carta.

2 sinônimos de epístola para 1 sentido da palavra epístola: 1 carta, missiva.

Qual o Significado das Epístolas na Bíblia? Uma epístola é uma correspondência escrita a um ou mais destinatários, seja em caráter público ou privado. Em outras palavras, basicamente uma epístola é uma carta. Na Bíblia, a maior parte do conteúdo do Novo Testamento é formada por epístolas.

Hebreus 1–6.
Ele é maior do que os anjos e todos os profetas que O precederam, incluindo Moisés. Os israelitas antigos que foram tirados do Egito não conseguiram entrar no repouso do Senhor porque endureceram seu coração contra Jesus Cristo e Seu servo, Moisés.

Esta epístola faz parte do Novo Testamento e foi escrita por volta de 65 DC, destinada a cristãos que eram judeus de nascença, por isso recebe o nome de epistola ao Hebreus "Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por ...

Hebreus 1 Ouvir
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Conheça o Apóstolo São Paulo
Na Bíblia temos 14 cartas atribuídas a São Paulo. De fato, só sete foram com certeza escritas por ele. São as seguintes: Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1ª aos Tessalonicenses e Filêmon.

O nome vem de Casiodoro de Reina, que fez a tradução original, em 1569, e de Cipriano de Valera, que fez a revisão, em 1602.

3 Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés; quanto mais honra do que a casa tem aquele que a edificou. 4 Porque toda casa é edificada por alguém, porém o que edificou todas as coisas é Deus.

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.

Os hebreus foram um povo que surgiu, acredita-se, por volta de 2000 a.C. Tiveram o seu primeiro desenvolvimento às margens do Rio Jordão, na árida região da Palestina. Daí vem o seu nome, já que hebreu significa “povo do outro lado do rio”.

O termo era aplicado apenas aos descendentes de Judá e aos poucos passou a ser utilizado para se referir a todo descente das tribos de Israel espalhados pelo mundo. No tempo de Moisés ele foi chamado de hebreu por conta de sua origem, já no tempo de Jesus os descendentes de Abraão eram chamados de judeus.

Judaísmo é o nome da religião desse povo. Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.

Os hebreus, escravizados pelos egípcios, conseguiram sua libertação por meio de Moisés, em aproximadamente 1300 a.C.

Por volta de 1000 a.C., o governo teocrático foi instituído sob a liderança de Saul, o primeiro rei dos hebreus.