O que significa entrelaçar os dedos?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

> O ato de juntar as mãos e entrelaçar os dedos com tranquilidade é sinal de segurança e expressa autoridade. > Movimentos de mãos e braços restringidos, ficar com as mãos para trás ou grudadas ao corpo transmite a mensagem de desconfiança e/ou incerteza.

Pode ser uma forma de se resguardar, de se proteger ou de mostrar medo, timidez, força ou poder (uma fortaleza). Como também uma pessoa com os braços cruzados pode, simplesmente, ser fria. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva.

Existem duas variações: – Se esfrega as mãos rapidamente significa que espera um resultado positivo para todos os envolvidos; – Se esfrega as mãos lentamente significa que espera um resultado positivo mas, apenas, para si mesmo.

Se a palma da mão esquerda coçar é sinal de que vem vindo dinheiro. Mas se a palma da mão direita é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.

Segura sua a cintura com as mãos
Um movimento intenso ou a pressão das mãos são como uma promessa de 'quero te agarrar, te apertar forte'”, diz Shinyashiki. Se, além de segurá-la, ele usa sua cintura para puxá-la de sopetão contra o corpo, a mensagem é ainda mais forte.

Assim, acredita-se que os cristãos começaram a cruzar os dedos como forma de proteção contra a ira de Deus quando mentiam.

Os caboclos costumam andar e girar com a disposição de pés acima descrita e apresentam amplo repertório de movimentação com os braços. Às vezes mantêm os braços cruzados nas costas, outras os levantam pelos cotovelos, pelos ombros, também podem cruzar os braços acima da cabeça ou girá-los no ar.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Quando uma pessoa conversa com você e te toca, é porque se sente à vontade na sua presença. Também, porque te tocar é uma necessidade que acaba escapando nesse gesto. Portanto, atenção aos toques no braço e nas costas, especialmente mais perto da cintura.

A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas. Mas, devido à grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento.

As mãos juntas são frequentemente usadas como um símbolo de oração, para pedir algo com “fé” ou até para o famoso “toca aqui” (“high-five”). Em alguns celulares o emoji aparece até com raios de luz em volta. Na cultura japonesa, as mãos juntas são usadas para pedir desculpas ou agradecer.

Inclinação corporal
Uma pessoa que está interessada em você provavelmente vai inclinar o corpo na sua direção, especialmente se estiver sentada. Por outro lado, inclinar o corpo para trás é sinal de desinteresse.

Você provavelmente já viu alguém torcendo para que algo desse certo cruzar os dedos indicador e médio. Aqui no Brasil, esse gesto significa um desejo de sorte. Também pode ser feito para si mesmo, ao contar uma mentira, como uma forma de “não ser punido” pela mentira.

Para quem não sabe, esse é o símbolo do coração na Coreia - formado ao unir as pontas do polegar e do dedo indicador. Tudo começou com um gesto feito por astros do K-pop, gênero musical originado na Coreia do Sul, para agradecer os fãs, e que se transformou na pose favorita para selfies no país.