O que significa enterrar o umbigo?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

- Enterrar o umbigo de recém nascido debaixo do cocho para dar sorte. Idem, debaixo da porteira para ser fazendeiro. - Quem conserva o umbigo, guardado como lembrança ou quem o enterra nunca sairá a viajar. E se o fizer, estará sempre desejoso de voltar a terra onde nasceu.

Com o avanço da ciência está comprovado que o armazenamento deste pequeno pedaço do corpo que liga o feto a mãe pode evitar doenças e salvar vidas no futuro. O congelamento do cordão é tão importante porque em seu sangue estão localizadas células-tronco, consideradas muito especiais.

O Umbigo da criança é desligado e jogado pra cima do telhado para que, quando secar, secará também na criança. Outras parteiras enterram em lugar sagrado, ao lado da igreja para a criança se tornar uma pessoa religiosa.

Não é aconselhado colocar moeda ou outro objeto para evitar que o umbigo fique para fora, porque isso pode provocar infecção grave no bebê, principalmente porque as bactérias contidas nestes objetos podem se espalhar pelo coto umbilical do recém-nascido.

Antigamente, era comum enterrar o umbigo dos bebês. Mas não em qualquer local, pois isso determinaria sua vida futura. Enterrar embaixo de uma roseira faria da menina uma linda mulher.

Uma delas sugere que a sobra do umbigo deve ser enterrada junto a uma planta para garantir prosperidade. Outra diz que se deve dar o coto para uma vaca comer para atrair sorte.

Se, por exemplo, um rato comer o umbigo da criancinha, o destino dela está definido: irá ser ladrão de pequenas coisas, como fazem os ratos…

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

Preço do serviço é alto e limita clientes
A coleta de células-tronco do sangue do cordão umbilical custa cerca de R$ 3.000. Também é necessário pagar a taxa anual de R$ 600 para armazenagem do material.

Também existiam pessoas que colocavam uma moeda no coto umbilical do recém-nascido na tentativa de evitar a formação de hérnia no local. “Só que isso é mito e não deve ser feito, pois as moedas circulam livremente por aí e possuem bactérias que podem prejudicar o recém-nascido”, alerta Valério.

Quem tem o umbigo no formato horizontal teria dificuldade em confiar nos outros, então quando confia, significa que a outra pessoa é muito importante em sua vida. "Um de seus princípios na vida é tratar os outros como eles tratam você", citou o The Sun.

O ideal é manipular o cordão logo após o parto, dando a ele algum formato específico. Depois, há quem deixe secar naturalmente (em local seco e arejado) e há quem indique colocar no forno em temperatura bem baixa, para acelerar o processo. Depois de seco, o tecido fica durinho, com um aspecto que lembra plástico.

No 'TV FAMA', a sensitiva Márcia Fernandes explicou o ritual. "Somos sugados por gente nociva, viva ou morta, especialmente pelo umbigo, e isso é "sérissimo". Por isso, a gente ensina: fecha de manhã com esparadrapo, igual a Jade, e tira para dormir", disse Márcia Fernandes. Confira!

Cutucar o umbigo
Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.