O que significa ensino técnico?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Fazendo parte de uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro, os cursos técnicos estão localizados entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, sendo capazes, inclusive, de substituir a etapa do Ensino Médio ao integrar suas disciplinas práticas.

Denominados de cursos técnicos, destinam-se a pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental, estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. É importante ressaltar que para a obtenção do diploma de técnico é necessário a conclusão do ensino médio.

O Curso Técnico de Nível Médio é destinado a alunos matriculados ou egressos do ensino médio, com o objetivo de proporcionar Habilitação Técnica de Nível Médio, segundo o perfil profissional de conclusão. Realiza-se sob a forma articulada (integrada ou concomitante) e subsequente ao ensino médio.

ENSINO TÉCNICO: O QUE É
Por conta disso, são cursos focados em disciplinas mais práticas, visando formar trabalhadores aptos às principais funções disponíveis no mercado de trabalho, como administração, construção civil, enfermagem, mecânica, estética, eletrônica, entre outros.

2 anos

Cursos Técnicos
Quando feito após ou paralelamente ao ensino médio, um curso técnico tem duração em torno de 2 anos, com uma carga horária entre 800 e 1.200 horas. Dessa forma, somente cursando uma Escola Técnica e com a carga horária descrita, o aluno obterá um diploma com o título de técnico.

Benefícios de um curso técnico
Pode ser cursado em paralelo ao ensino médio, assim, o profissional pode terminar os estudos pronto para o mercado de trabalho; Curso focado na prática, no dia a dia de trabalho e no que o mercado espera do profissional; E há uma carência no mercado de profissionais com curso técnico.

O que é o Ensino Médio? Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

São cursos técnicos ofertados a alunos que já cursam o ensino médio, seja na mesma instituição ou em outra instituição. Na prática, o aluno terá duas matrículas – uma do ensino médio e outra do ensino técnico, e ao final dos cursos terá também dois certificados de conclusão.

Dessa forma, há duas maneiras de descobrir se um curso técnico é reconhecido.

  1. Pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) A plataforma Sistec traz um mapa com as instituições reconhecidas em cada estado da federação. ...
  2. Pela Secretaria de Educação do Estado.

Na escala acadêmica, a formação técnica está entre o ensino médio e o ensino superior.

Significado de Técnico
substantivo masculino Indivíduo que tem conhecimento prático de uma arte ou de uma ciência; perito, especialista.

Uma das principais diferenças é o caráter oficial apresentado pelo curso técnico, principalmente por essa modalidade exigir o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), enquanto os profissionalizantes são cursos livres, não necessitam dessa “autorização”.

Somente os alunos que terminaram o Ensino Fundamental podem ingressar em um curso técnico, este que pode ser cursado juntamente com o ensino médio. Porém, é importante ressaltar que para a obtenção do diploma de técnico é necessário terminar o ensino médio.

O objetivo é desenvolver competências profissionais nas diversas atividades do setor produtivo. Para obter o diploma de técnico, o estudante precisa concluir estágio, quando previsto na grade curricular.

Não pode. O Ministério da Educação (MEC) define o curso técnico como uma formação profissionalizante, já que o foco é o desenvolvimento da prática de uma profissão. Ou seja, esse tipo não faz parte da categoria de cursos superiores, como bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

O formado em curso técnico em Segurança do Trabalho já é um velho conhecido na lista dos mais bem pagos do país. O profissional tem a importante função de identificar fatores de risco no ambiente de trabalho, propor medidas de redução de danos, elaborar políticas de segurança e divulgar normas e procedimentos técnicos.

Quais os melhores cursos técnicos do mercado?

  • Curso Técnico em Estética. ...
  • Curso Técnico em Radiologia. ...
  • Curso Técnico em Nutrição e Dietética. ...
  • Curso Técnico em Segurança do Trabalho. ...
  • Curso Técnico de Veterinária. ...
  • Curso Técnico de Design de interiores. ...
  • Curso Técnico em Farmácia. ...
  • Curso Técnico de Análises clínicas.

A principal diferença está na atuação do profissional. No curso técnico, a formação é mais restrita e focada em uma atividade prática voltada para o mercado de trabalho. Já a faculdade fornece uma formação mais ampla, com disciplinas teóricas e práticas, proporcionando um campo maior de atuação.

As áreas de Tecnologia da Informação, Informática e Computação estão entre as mais valorizadas do mercado nos dias atuais. Os profissionais desses campos tendem a receber salários altos, e a oferta de emprego também é grande, por isso, quanto antes investir em cursos da área, melhor.