O que significa ensino fundamental regular?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Ensino regular ou escola regular é aquela que segue a grade escolar comum com níveis de ensino de acordo com a faixa etária, como já falado anteriormente. No Brasil as escolas de ensino regular são divididas em públicas e privadas.

Se você está com dúvidas sobre qual opção assinalar, vale esclarecer: Ensino Regular é o sistema educacional padrão oferecido em escolas, com currículos definidos pelo governo. É composto por disciplinas obrigatórias, nas quais os alunos são avaliados regularmente.

A escola regular é aquela que segue a educação comum, com os níveis de ensino e faixas etárias estabelecidas. A educação especial é voltada ao ensino e aprendizagem de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento e aprendizado.

17 anos de idade

Pelo texto, será dever do Estado assegurar a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio.

No período integral os alunos têm mais liberdade na hora de aprender, com momentos exclusivos para esclarecimento de dúvidas com professores dedicados para cada tema, dando autonomia e, por consequência, responsabilidade para lidar com os estudos.

O Ensino Fundamental no Brasil é definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação como a segunda etapa da Educação Básica. Em séries, como é mais usual, o Ensino Fundamental se inicia no primeiro ano, também chamado de série inicial, e termina no nono ano.

Quais são as séries do Ensino Fundamental
Ensino Fundamental 1 (anos iniciais) corresponde às séries do 1º ao 5º ano e atende a faixa etária dos 6 até os 10 anos de idade. Por sua vez, o Ensino Fundamental 2 (anos finais) corresponde às séries do 6º ao 9º ano e atende a faixa etária dos 11 até os 14 anos de idade.

O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.

Os tipos de modalidade de ensino no Brasil
Ela leva em conta dois níveis de educação: a básica e a de ensino superior. A básica leva em conta a idade do aluno e se divide em Educação Infantil (creches para crianças de 0 a 3 anos e pré-escolas para aqueles com 4 e 5 anos), Fundamental e Ensino Médio.

A diferença é que os cursos técnicos exigem escolaridade mínima (o Ensino Médio, no caso), o que significa que ele pode ser integrado ao Ensino Médio regular ou ser feito após a sua conclusão.

O curso Normal Médio, garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), é a formação mínima para os profissionais que desejam atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Ensino médio em tempo integral – O ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais — do ensino médio regular e não integral é de 20.

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Cursos de idiomas, Ensino Integral e Sala de Leitura estão entre ações voltadas para alunos do Ensino Fundamental. O Ensino Fundamental na rede estadual de ensino é dividido em dois ciclos: Anos Iniciais, que corresponde às classes do 1º ao 5º ano, e os Anos Finais, do 6º ao 9º ano.

O ensino regular é a modalidade do sistema educativo para quem frequenta a escola em idade normal, isto é, dos 3 aos 5 anos na educação pré-escolar, dos 6 aos 14 anos no ensino básico e dos 15 aos 17 anos no ensino secundário.