O que significa engravidar no ovário direito?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

A gravidez no ovário é considerada raríssima. Segundo os médicos, acontece um caso para cada dez mil partos. O que é ainda mais raro é a gestação ir adiante, porque geralmente os fetos não sobrevivem e a taxa de mortalidade entre as mães chega a ser 90 vezes maior do que em uma gestação normal.

O que é gravidez ectópica? Gravidez ectópica é quando o embrião, resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, se adere e começa a se desenvolver fora da cavidade uterina, local correto onde deveria se fixar.

Gravidez ectópica é toda gestação que ocorre fora do útero, em que o óvulo fecundado se implanta em outro local, que não a cavidade uterina. Esse tipo de gestação atinge em torno de 1% das gestantes, podendo ocorrer em várias regiões do corpo, sendo o mais comum nas tubas uterinas ou trompas.

Isso apenas indica que agora o seu ovário esquerdo está sendo recrutado para liberar um óvulo. Como existem óvulos nos dois ovários é comum que eles se alternem em cada ciclo. Portanto a cada menstruação um ovário diferente poderá apresentar um folículo ovariano.

A posição sexual interfere na concepção? As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Monitore se você sente no lado esquerdo, lado direito ou ambos. A dor da ovulação geralmente é sentida no lado do ovário que está liberando um óvulo nesse ciclo; pode ser sentida no meio ou no lado oposto da ovulação (5).

Um teste apresentará um falso positivo somente se você tiver hCG em seu sistema por outro motivo, por exemplo, se esteve grávida recentemente, estiver tomando medicamentos para fertilidade contendo hCG ou se tiver uma condição médica, como alguns raros cistos ovarianos.

A implantação do embrião, conhecida na medicina como nidação, ocorre quando ele se fixa na parede uterina1. Todo o processo de deslocamento das trompas até a fixação no útero pode levar, em média, de 4 a 15 dias e algumas mulheres sangram quando ocorre a implantação.

Essa é a sequência de eventos que compõe a fecundação. A fecundação acontece na trompa uterina. O embrião vai então percorrer o trajeto da trompa para a cavidade do útero, seguindo em divisão celular. Esse trajeto dura 5 dias, quando o embrião na fase de blastocisto chega ao útero.

Algumas mulheres sentem dor no ovário frequentemente, mas isso normalmente está relacionado com o ciclo menstrual e, por isso, não é motivo de preocupação, já que é provocado pelo processo de ovulação.

Sintomas da gravidez ectópica
A maioria das mulheres apresenta sangramento vaginal e/ou dor, que pode ser surda, em pontada ou na forma de cólica na parte inferior do abdômen. A menstruação pode ou não estar atrasada ou ausente. Algumas mulheres não suspeitam que estão grávidas.

Os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil, se a fecundação aconteceu. Portanto, só acontece a nidação se o embrião se fixar e ocorrer a gravidez. A partir da implantação é que a gravidez realmente acontece.

É possível engravidar em qualquer momento do mês.
O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis. Depois que o óvulo se for (normalmente um dia após a ovulação), você não poderá engravidar até depois que o próximo ciclo menstrual inicie.

Por fim, existe a fase lútea, que tem início depois da ovulação, que é quando o folículo se transforma em um corpo-lúteo. A fase lútea encerra o ciclo menstrual, e quando não ocorre a fecundação, o endométrio descama, eliminando o tecido na menstruação.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.

Casais que estão tentando engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica estudo suíço publicado recentemente na Chronobiology International. De acordo com os pesquisadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.