O que significa encerrada a conclusão na Justiça do Trabalho?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Encerrada a conclusão é uma expressão jurídica que indica que o processo chegou ao fim da fase de instrução, ou seja, todas as provas e documentos necessários para a decisão final do juiz foram apresentados pelas partes envolvidas.

Um processo é encerrado quando todos os procedimentos exigidos em decorrência do assunto nele tratado foram tomados. A condição de encerrado ocorre quando do arquivamento do processo no Arquivo Geral de Processos.

Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso. A sentença pode ser favorável ou desfavorável ao réu, dependendo da análise das provas e das leis aplicáveis ao caso.

Após a fase de encerrada a conclusão em um processo trabalhista, os autos são encaminhados para o juiz proferir sua decisão. O prazo para a prolação da decisão varia de acordo com o tipo de processo e a carga de trabalho do magistrado, podendo levar alguns dias ou algumas semanas.

É possível realizar a consulta de maneira gratuita e fácil pela internet, através do site do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da sua região.. A forma de consulta mais comum é pelo número do processo, o qual pode ser obtido junto ao seu advogado.

Quando um processo que estava em uma instância superior (em razão de um recurso) volta para a primeira instância, de forma definitiva, por exemplo, diz-se que este processo foi baixado.

Para saber se seu processo foi arquivado, você precisa consultá-lo. Você pode fazer isso online, (no nosso site www.consultarprocesso.com.br), no diário oficial, tribunal de justiça ou falando com seu advogado responsável pelo caso.

”Concluso”, nos meios jurídicos, significa que o processo está à disposição do Juiz, aguardando uma decisão. Pode ser uma decisão inicial, intermediária ou mesmo final.

O processo arquivado pode ser reaberto desde que tenha sido arquivado temporariamente. Nesta hipótese, o processo não está finalizado, só foi arquivado por não estar sendo analisado no momento.

O dinheiro costuma ser compensado em até 10 dias. (No caso de alvará eletrônico, o valor é depositado automaticamente na conta de destino, sem necessidade de ir ao banco.)

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Sentença. Após analisar todas as provas, argumentos e os depoimentos feitos durante a instrução das etapas anteriores, o juiz elaborará a sentença contendo a decisão acerca do que fora inicialmente pedido.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:
Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. Ressalte a ideia principal. Incentive o leitor a agir ou refletir.

Com o processo trabalhista ganho, o juiz declarará o período em que a empresa deve pagar o valor devido. Esse prazo pode variar de 48 horas até 15 dias úteis.

Fase de Execução

  • Liquidação da sentença. ...
  • Sentença de liquidação. ...
  • Citação. ...
  • Penhora e avaliação (bloqueio de bens) ...
  • Sentença de embargos à execução e de impugnação à sentença de liquidação. ...
  • Leilão judicial (alienação em hasta pública) ...
  • Satisfação do crédito do exequente (credor) ...
  • Arquivamento.

Por fim, o último órgão no qual esse processo pode ser julgado é o Supremo Tribunal Federal. Esses dois últimos se enquadram na chamada Instância Extraordinária. Em cada uma dessas instâncias, as partes envolvidas devem mostrar suas provas.

Nesse caso, quando se utiliza a expressão “decorrido o prazo depois da sentença”, significa que o prazo para a parte vencida apresentar recurso se encerrou sem que esse recurso tenha sido apresentado. Isso significa que a sentença proferida pelo juiz se tornou definitiva e não pode mais ser modificada.

Resposta: No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".