O que significa empresa ISO 9001?

Perguntado por: ifogaca9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
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A ISO 9001 é uma certificação que define diretrizes de gestão da qualidade empresarial. Ela foi criada com o principal objetivo de tornar os processos mais eficientes, ajudando a garantir a qualidade dos produtos e dos serviços que as empresas oferecem.

As normas ISO (sigla para International Organization for Standardization ou, em português, Organização Internacional para Padronização) são uma série de regras, criadas pela empresa homônima, cujo objetivo é realizar a normatização de condutas e processos em organizações e entidades públicas, nos mais diferentes ...

ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação, com o intuito de encorajar o comércio de bens e serviços.

No Brasil, é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) o órgão responsável por recepcionar e aprovar as normas ISO em território Nacional. A ISO 9001, amplamente utilizada no Brasil, é responsável por dispor sobre o sistema de gestão de qualidade.

Método convencional, onde o consultor visita a empresa presencialmente. Cada visita pode custar em torno de R$ 1.000 e podem ser realizadas cerca de 36 visitas. Colocando o custo de deslocamento e hospedagem, o valor pode passar de R$ 45.000.

Benefícios da Certificação ISO 9001. Entre os principais benefícios da certificação ISO baseada na gestão da qualidade (ISO 9001) é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes.

Melhoria da satisfação do cliente
Um dos princípios da gestão da qualidade, base da ISO 9001, é a melhoria da satisfação do cliente. Ao melhorar a satisfação a retenção de clientes será maior. Clientes felizes e satisfeitos são a chave para manter a fidelidade dos mesmos.

O objetivo da ISO 9001 é melhorar a gestão da organização, sendo que as normas implementadas de acordo com essa certificação podem ser aliadas a outras diretrizes, voltadas à saúde no trabalho ou ao meio ambiente, por exemplo.

Principais certificações de qualidade ISO

  1. ISO 9000. A ISO 9000 é uma das mais famosas, pois é voltada para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas. ...
  2. ISO 9001. ...
  3. ISO 14000. ...
  4. ISO 17025.

Foi criada em 1946 e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países. A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil e representante da ISO. A ABNT NBR ISO 9001 é um conjunto de requisitos que se aplicados de maneira eficaz permite que o desempenho de uma organização melhore continuamente.

As normas ISO são feitas pela Organização Internacional de Padronização, International Organization for Standardization, de onde vem a sigla ISO. A Organização Internacional de Padronização é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça.

Qual o objetivo da ISO 9000? A série de normas ISO 9000 foi desenvolvida com o objetivo de promover diretrizes que possam ser implementadas por empresas e instituições de todo o mundo para assegurar a qualidade na condução de seus processos internos e externos.

Requisito 4.1 Entendendo a organização e seu contexto. Requisito 4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas. Requisito 4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade. Requisito 4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos.

Empresas como Apple, Walmart, Dell, Samsung, Petrobrás, Embraer, Coca-Cola e Vale, por exemplo, têm um corpo técnico, conhecimento acumulado e histórico de inovação incríveis. Muitos dos novos métodos de gestão propostos na ISO 9001:2015 são vistos diariamente nessas companhias.

Quem pode se tornar um auditor interno ISO 9001
Apenas aconselhamos que tenha conhecimento na norma ISO 9001 para saber como aplicá-la ao processo de auditoria. Os cursos são recomendados para todas as pessoas que estão ou planejam se envolver no nível de gestão da organização, atuando do planejamento à melhorias.

As Certificações ISO 9001 e 14001, particularmente, possuem uma validade de 3 anos. Para que a empresa continue atingindo suas conquistas e garantindo seus processos de qualidade, a renovação da certificação ISO é mais que importante.

As empresas certificadas possuem mais credibilidade no mercado. Com a certificação, a organização mostra a clientes e fornecedores que a sua implementação do SGQ cumpre os requisitos da norma.

A certificação ISO 9001 auxilia organizações a alcançar o nível de excelência em seus produtos, serviços e processos internos. Implementar programas de Gestão da Qualidade Empresarial ajuda as organizações a identificar pontos fracos, pontos fortes, falhas e oportunidades de melhoria.

A norma ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade declara que o foco principal da norma é atender às necessidades dos clientes e exceder as expectativas dos clientes, mas isso deve ir muito além disso.

A principal diferença entre ISO 9000 e ISO 9001 é que a ISO 9000 é uma norma para termos e definições, enquanto a ISO 9001 é uma norma para sistemas de gestão da qualidade que são certificados.