O que significa eixo 90 no exame de vista?

Perguntado por: abarbosa6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O eixo é definido com um número de 1 a 180. O número 90 corresponde ao meridiano vertical do olho e o número 180 corresponde ao meridiano horizontal. Esse valor é calculado pelo oftalmologista durante o exame. O grau do eixo do astigmatismo define em que ponto a lente dos óculos será mais grossa.

O eixo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. Caso o seu eixo esteja entre 0 e 25 graus, ou entre 165 e 180 graus, as lentes dos seus óculos serão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes).

EIXO – Indica a localização do Astigmatismo. DP – Distância Pupilar, ou seja,distância entre uma pupila e outra. DNP – Distância Naso Pupilar (do nariz até o centro de uma pupila) AO – Ambos os Olhos.

O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando. Outras medidas como da DNP e altura de montagem do óculos incorreta, também podem dificultar na adaptação com o óculos.

Assim como a miopia e a hipermetropia, o astigmatismo é medido em graus (ou dioptrias). Caso a alteração seja superior a 4 graus, já é considerada alta ou avançada e precisa ser tratada, tanto para conservar a qualidade de vida quanto para prevenir possíveis complicações.

O eixo do astigmatismo é o meridiano em que o foco esta mais próximo a retina. Uma córnea normal é redonda e lisa, quando o indivíduo possui astigmatismo a curvatura da córnea se torna ovalada, fazendo com que as imagens se formem em vários focos que se encontram em vários eixos do astigmatismo.

O grau da minha filha cilíndrico -0, 50 e Eixo 175. esse grau significa o que? Este grau é referente ao astigmatismo. O astigmatismo é um erro refrativo causado na maioria das vezes por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois a imagem não se forma em um único ponto da retina.

Enquanto o “esférico” indica a presença de miopia ou hipermetropia, o “cilíndrico” aponta a presença de astigmatismo. A doença é causada por uma curvatura irregular da córnea e gera dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe.

Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Sim, pode ocorrer mudança do eixo. E no seu caso, apesar de parecer muita diferença (de 10 para 180), na realidade é uma diferença de apenas 10 graus, pois o eixo do astigmatismo varia de 1 à 180.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Na receita dos óculos, depois da identificação do paciente, temos algumas siglas que devemos entender: OD significa OLHO DIREITO, e OE significa OLHO ESQUERDO. Depois, encontramos 2 linhas iniciais, uma com o grau para LONGE, e logo embaixo o grau para PERTO.

Assim: se tiver um sinal positivo (+), você tem hipermetropia. Mas, se o sinal é negativo (-), você tem miopia.

Quantos graus é considerado miopia alta? A miopia alta é quando o paciente apresenta grau maior que -6.00. Esta condição pode estar associado a complicações significativas para a saúde ocular.

Sinais e sintomas do aumento de grau

  1. Dor de cabeça, especialmente no final do dia.
  2. Desconforto ocular.
  3. Visão embaçada mesmo com o uso do óculos ou das lentes de contato.
  4. Necessidade de apertar os olhos para enxergar.
  5. Cansaço visual.
  6. Visão dupla.
  7. Visão noturna prejudicada.