O que significa eixo 35 no exame de vista?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O eixo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. Caso o seu eixo esteja entre 0 e 25 graus, ou entre 165 e 180 graus, as lentes dos seus óculos serão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes).

Se aparecer qualquer número no exame, significa que há a doença, caso não apareça, é a indicação de que ela não existe. Além disso, caso o grau cilíndrico esteja preenchido, obrigatoriamente o eixo também estará para mostrar em qual posição exata o transtorno deve ser corrigido.

Mas, como saber quando faço meu óculos com essa medida errada? O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Com isso, você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando.

Enquanto o “esférico” indica a presença de miopia ou hipermetropia, o “cilíndrico” aponta a presença de astigmatismo. A doença é causada por uma curvatura irregular da córnea e gera dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Mas, o que muitas pessoas se questionam é quando essa medida está errada. O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando.

Essas variações do eixo do astigmatismo podem ocorrer por diversos fatores. Por exemplo, flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), lesões oculares (um soco), olho seco, catarata, dentre outros motivos.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Os graus podem ser classificados como baixo, moderado ou alto. Consideramos baixo o grau que está entre 0 e 3, moderado quando varia entre 3 e 6 e alto quando o grau é maior que 6.

Se você tem astigmatismo, deve ter percebido que, ao sair do exame de vista, você recebeu um receituário com algumas medidas em graus. Essas medidas representam o eixo do seu problema de visão. Esse eixo é a posição do grau do astigmatismo no seu olho.

O eixo é definido com um número de 1 a 180. O número 90 corresponde ao meridiano vertical do olho e o número 180 corresponde ao meridiano horizontal. Esse valor é calculado pelo oftalmologista durante o exame. O grau do eixo do astigmatismo define em que ponto a lente dos óculos será mais grossa.

Sim, pode ocorrer mudança do eixo. E no seu caso, apesar de parecer muita diferença (de 10 para 180), na realidade é uma diferença de apenas 10 graus, pois o eixo do astigmatismo varia de 1 à 180.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

Na receita dos óculos, depois da identificação do paciente, temos algumas siglas que devemos entender: OD significa OLHO DIREITO, e OE significa OLHO ESQUERDO. Depois, encontramos 2 linhas iniciais, uma com o grau para LONGE, e logo embaixo o grau para PERTO.

Apenas um especialista está capacitado a dizer se um paciente com astigmatismo poderá viver sem usar óculos. Há raros casos em que o grau é tão baixo que o oftalmologista apenas comunica a condição e não prescreve o uso de lentes corretivas.