O que significa EI02EF01?

Perguntado por: iilha9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Escuta, fala, pensamento e imaginação (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Segundo esse critério, o código EI02TS01 refere-se ao primeiro objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto no campo de experiências Traços, sons, cores e formas para as crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses. (EI01TS01). Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. Compartilhar brinquedos, objetos e alimentos. Reconhecer, nomear e cuidar de seus pertences e dos colegas. Perceber quando suas ações podem gerar conflitos ou afinidades.

EI02TS01). Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. Imitar, inventar e reproduzir criações musicais ou explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhes são familiares.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). As crianças bem pequenas aprendem sobre o mundo à sua volta por meio das descobertas que fazem a partir de explorações e investigações de diferentes objetos.

A habilidade EI01CG01 consiste em: Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

É importante que tenham a oportunidade de observar e criar explicações para fenômenos e elementos da natureza presentes no seu dia-a-dia (calor produzido pelo sol, chuva, claro-escuro, quente-frio), estabelecendo regularidades, relacionando-os à necessidade dos humanos por abrigo e cuidados básicos — agasalhar-se, não ...

A habilidade EI02EF03 consiste em: Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

A habilidade EI02EF09 consiste em: Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

A habilidade EI02TS02 consiste em: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Escuta, fala, pensamento e imaginação (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

A habilidade EI03ET01 consiste em: Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas entre outras possibilidades.

A habilidade EI03CG05 consiste em: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Para que as crianças pequenas possam criar formas diversificadas de expressão, é importante que tenham oportunidades de expressar-se de diferentes formas, seja pelo teatro, pela dança, música ou suas brincadeiras, bem como de conhecer suas características físicas, seus gostos, interesses, suas sensações e frustrações.

A habilidade EI01EO01 consiste em: Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

A habilidade EI01ET01 consiste em: Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EIO2CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Com o livro em mãos apresentar a criança, iniciando pela capa. Permitir que perceba suas cores e desenhos, perguntar o que ela vê.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Legenda: EI = Educação Infantil e EF = Ensino Fundamental. Na EI, 03 = Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses). No EF, indica os anos de escolaridade.