O que significa égua em Belém?

Perguntado por: emello3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

égua: expressão de espanto, “vírgula do paraense” dita em toda frase, seria o equivalente ao “poxa” ou “caramba”.

Termo tipicamente paraense, “pai d'égua” denota a ideia de genial, legal, sensacional, extraordinário, maravilhoso, etc.

A expressão égua é muito utilizada na Região Norte do Brasil. Pode ser utilizada de diversas maneiras, algumas delas são nos lugares das expressões "poxa!", "caramba!", "nossa!" (como espanto).

O que significa a palavra Dá-lhe sal? Expressão usada para dizer que algo écerto, verdadeiro; usada para afirmar algo. Como se escreve a palavra Dale?

A gíria égua é utilizada em situações de espanto ou surpresa. É uma gíria muito popular em estados como o Maranhão e o Pará. Veja também o que significa a gíria esparroso. Além do seu uso comum, a expressão ainda pode ser expressada como “ éguas ” (o que dá até uma intensidade a mais) e/ou acompanhada pela palavra ...

Bras. Vulg. Mulher que se prostitui.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Zool A fêmea do cavalo; besta.

O modo de falar paraense uma grande influência vem de Portugal, mais especificamente do norte, lugar de origem do som chiado: o S com som de X, em palavras como mesmo, ou ao fim de sílaba, como em folhas.

11- Carapanã
Significa o mesmo que mosquito.

Palavras como carapanã e igarapé vêm justamente da língua tupi, e são utilizadas até hoje. Uma outra característica marcante do sotaque paraense é a forma de mais nasal de falar, muito maior que em outros lugares do país.

Baixa da égua
Essa expressão significa o mesmo que dizer para uma pessoa se afastar, ir para um lugar distante porque está atormentando alguém. Essa expressão é muito usada em algumas regiões do Nordeste e Goiás.

ou interjeição que pode significar qualquer coisa a depender do tom de voz e da ocasião (alegria, irritação…). ARRE-ÉGUA – O termo mais legitimamente cearense. Interjeição de espanto.

pai-d'égua: expressão típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil com significado semelhante a ... égua. 1. Fêmea do cavalo.

A expressão “Égua” era usada pelo carroceiro da antiga padaria Brunkow, que entregava pão nas casas, no tempo que Joinville era uma cidadezinha de 45000 habitantes. Para isso, o carroceiro, de nome Miguel, conduzia a carrocinha puxada por uma égua mansa muito inteligente. Ela sabia os endereços onde tinha que parar.

Comportamento da égua no cio ou estro
Na presença dele, ela afasta lateralmente os posteriores, elevando a cauda e urina uma boa quantidade com odor característico. Em seguida, ela contrai a parte inferior da vulva o que expõe o clitóris, como é dito popularmente que a égua está “piscando”.

“Tu tá pra levar o farelo e ainda tá pensando em Carnaval? O cavalo mordeu a tua cabeça?” Essa é uma das expressões usadas em Belém e que ilustram bem a riqueza do vocabulário utilizadas diariamente na capital paraense. No caso da frase acima, o contexto é um diálogo entre familiares e refere-se à covid-19.

"Tô na seca" é uma expressão para dizer que se está sentindo falta de alguma coisa, normalmente se usa em contexto sexual.