O que significa Éfeso na Bíblia?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 14 votos

Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).

Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.

Éfeso ou Ephesus como os turcos chamam é uma das cidades turísticas mais famosas na Turquia. Ela está na costa de Jônia, três quilômetros a sudoeste de Selçuk, província de Esmirna.

Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo era líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3).

Nessa época, Paulo estava em prisão domiciliar, mas tinha liberdade de receber visitas e de ensinar o evangelho (ver Atos 28:16–31).

O Templo de Ártemis tinha muitas semelhanças com o Templo de Jerusalém. A cidade de Éfeso era famosa por sua deusa Ártemis, o que representava a base de um nacionalismo religioso local. A idolatria popular estava ligada à economia, ao templo e à cidade.

Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.

O tema predominante na epístola é a posição da Igreja em Cristo, isto é, a unidade de todos os crentes em Cristo. É nesse sentido que a mensagem da Carta de Paulo aos Efésios traz uma importante compreensão acerca do ministério da Igreja.

Vamos Aprender mais sobre Paulo em Éfeso. Vamos viajar no tempo até essa cidade e conhecê-la melhor. Ela, que aparece em três momentos do Novo Testamento e era uma das principais cidades do Império Romano na época de Paulo.

Em Éfeso, Áquila e Priscila, um casal fiel, ensinaram Apolo, um judeu de Alexandria, e o ajudaram a entender o caminho de Deus. Paulo pregou a respeito do Espírito Santo, realizou milagres e escapou de uma turba no teatro de Éfeso.

Éfeso Apolo pregou aqui com poder (At. 18:24–28).

Escola de Éfeso foi uma escola de filosofia pré-socrática que surgiu na cidade grega de Éfeso, no século VI a.C. Seus principais representantes foram Heráclito e Crátilo. Heráclito foi um filósofo que afirmava que tudo está em constante mudança, que nada permanece igual, e que essa mudança é a base da realidade.

QUANTO TEMPO FICAR EM ÉFESO
Você precisará de metade de um dia para conhecer bem Éfeso. O sítio arqueológico tem 2 km de extensão e para desbravá-lo com qualidade o ideal é não ter pressa. E aqui, uma dica extra: se programe para chegar pouco antes da abertura dos portões.

A Turquia, banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e Mármara, é um destino imperdível por ser o local que abriga, entre outras preciosidades, as Sete Igrejas da Ásia Menor (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia), para as quais foram enviadas as cartas do apóstolo João com as revelações ...

Qual é o significado de Esmirna? Especialistas em etimologia apontam que a cidade de Esmirna (ou Izmir, em turco) foi batizada com um termo em grego, Smyrne, que, por sua vez, significa “mirra”, uma resina que produz aroma agradável.

Em 1 Timóteo, lemos que o Apóstolo Paulo aconselhou Timóteo, um líder da Igreja em Éfeso, a assegurar que a sã doutrina fosse ensinada, e a não permitir que falsidades populares distraíssem as pessoas dos ensinamentos do evangelho.

Algum tempo depois, Tiago tornou-se um dos apóstolos e, de acordo com os primeiros escritores cristãos, o primeiro bispo da Igreja em Jerusalém (ver Atos 12:17; 21:18; Gálatas 1:18–19; 2:9).

A promessa é que as bênçãos serão recebidas através da fidelidade. Se a pessoa viola um convênio, seja o do batismo, ordenação, casamento ou outro qualquer, o Espírito retira o selo da aprovação, e as bênçãos deixam de ser recebidas”.