O que significa ducto venoso alterado?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O aumento da impedância ao fluxo no ducto venoso fetal entre 11-13 semanas de gestação está associado a aneuploidias fetais, defeitos cardíacos e outros resultados adversos da gravidez.

Já o ducto venoso avalia o fluxo sanguíneo, permitindo a avaliação de anomalias e deficiências cardíacas. O monitoramento da gestação é muito importante para oferecer mais saúde, tratamento precoce e qualidade de vida para o bebê.

O ducto venoso é a continuação da veia umbilical com a veia cava inferior, e ele, posteriormente ao nascimento, oblitera-se, formando o ligamento venoso.

O ducto venoso (DV) constitui-se em uma das três derivações exclusivas da circulação fetal, com a função de conduzir diretamente o sangue bem oxigenado da veia umbilical para o coração.

Para que serve esse exame? Com o ultrassom do ducto venoso (translucência nucal + osso nasal) em Madureira é possível monitorar a saúde fetal, além de indicar exames complementares para que a gestação ocorra da melhor forma possível.

Ducto Venoso no Rastreamento de Cromossomopatias
A maioria dos estudos que examinam o fluxo do ducto venoso classificou as formas de onda como normais, quando a onda a observada durante a contração atrial é positiva ou anormal, quando a onda a está ausente ou invertida.

Alterações no padrão Doppler na artéria umbilical, especialmente a diástole ausente ou reversa, são indicativos de disfunção placentária(15), sendo estes fetos de alto risco para sofrimento fetal e particularmente vulneráveis para as complicações da prematuridade(16), o que determina um equilíbrio entre o risco fetal ...

Translucência nucal alterada
Está alterado quando o valor está igual ou superior a 2,5 mm. É comum que a TN aumente de acordo com a idade gestacional calculada pelo comprimento cabeça-nádega (CCN). Portanto, para definir se a TN está ou não aumentada, é necessário correlacionar com a medida do CCN.

A não identificação do osso nasal entre 11 e 13 semanas está associada a anomalias cromossômicas fetais, como a trissomia do 21. O Ministério da Saúde não recomenda o rastreamento de aneuploidias durante a gravidez.

RESULTADOS: O osso nasal foi mensurado em todos os casos, sendo que o comprimento médio variou de 1,69 mm a 2,94 mm. O comprimento do osso nasal mostrou-se fortemente correlacionado com todos os parâmetros antropométricos fetais (p < 0,001) e com a idade gestacional (R² = 0,59).

Depois do nascimento do bebê o ducto arterial, o ducto venoso, o forame oval e os vasos umbilicais não são mais necessários e, por isso, se contraem e são “esmagados” pelo átrio esquerdo e pelo pulmão que se expandiu.

A agenesia do ducto venoso (ADV) é uma anomalia rara. As principais variantes anatômicas da ADV são shunts intra-hepáticos e extra-hepáticos. No tipo intra-hepático é a veia umbilical que se conecta ao seio portal diretamente.

Doppler colorido evidenciando vasos sanguíneos que não são visualizados no modo bidimensional (setas), o vermelho representa o movimento em direção ao transdutor e o azul o fluxo em direção contrária ao transdutor.

Os valores de IP e IR das artérias uterinas para o primeiro (IP: 1,1±0,42 1,53±0,59, p=0,002; IR: 0,55±0,09 0.72±0.13, p=0,000, respectivamente) e para o terceiro trimestre (IP: 0,77±0,31 1,09±0,46, p=0,000; IR: 0,46±0,10 0,60±0,14, p=0,010, respectivamente) foram significativamente maiores em pacientes com desfecho ...

Gisela alerta que “a síndrome pode ser diagnosticada com o exame de ultrassom translucência nucal fetal por volta da 12ª semana de gestação. No entanto, têm casos que ficam sem diagnóstico, pois passam da data ou fazem o exame em época que não se vê com nitidez.” Por isso, converse sempre com seu obstetra.

E, novamente, a expectativa é que ele fique entre o percentil 10 e o percentil 90. Mas lembre-se, estar fora destes percentis não significa necessariamente um problema. Além disso as curvas de peso mais adequadas possivelmente são específicas para cada população.

Nas trissomias dos cromossomos 21, 18 e 13, o padrão de aumento da TN é similar e o valor médio observado está em torno de 2,5mm acima da mediana normal para o respectivo comprimento cabeça-nádegas fetal.

Sofrimento fetal se refere a sinais antes e durante o parto indicando que o feto não está bem. O sofrimento fetal é uma complicação pouco comum do trabalho de parto. Geralmente ocorre quando o feto não recebe oxigênio suficiente.