O que significa dúctil e maleável?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O material é considerado maleável porque pode ser deformado sob tensão de compressão. Por outro lado, a ductilidade é a capacidade de um material ser conformado sob tensão de tração, que é a facilidade na qual ele pode ser esticado.

Maleabilidade e ductibilidade: maleabilidade é a capacidade de moldar os metais em lâminas finas, por martelar o metal aquecido ou passá-lo por cilindros laminadores; e a ductibilidade é a transformação de fios por fazer o metal passar por furos sob aquecimento.

O oposto de dúctil é frágil, quando o material se rompe sem sofrer grande deformação. Na geologia, a zona de transição rúptil-dúctil é a zona situada a uma profundidade de cerca de 10 km na qual as rochas adquirem um comportamento mais dúctil e menos rúptil devido as condições de temperatura e pressão.

É um material que conserva a tensão mecânica para além do seu limite elástico, suportando grandes alterações em sua forma sem quebrar (deformação plástica). Após atingir o estágio de ductilidade, não é possível que o material retorne às suas condições e dimensões iniciais.

Que se adapta facilmente ao que é diferente: 2 adaptável, dócil, tolerante, compreensivo, transigente, condescendente, indulgente, complacente, amoldável, manejável, brando, obediente, submisso.

Flexível é um adjetivo que qualifica algo como maleável, dobrável e que consegue se curvar. Também pode representar a agilidade ou elasticidade de determinada coisa ou pessoa. No sentindo figurado da palavra, flexível ainda significa a capacidade de algo ou alguém de ser facilmente manejado ou alterado.

Que é flexível, dobrável, elástico (fio maleável) [ Antôn.: duro, inelástico, inflexível. ]

O que é Afável:
Um indivíduo que causa ou concede prazer, aprazível. Como sentido figurado, a palavra afável é associada intrinsecamente ao ato de praticar o bem, uma pessoa bondosa.

Algo flexível muda de forma durante um espaço de tempo, de acordo com a necessidade. Quando pensamos em objetos flexíveis logo vem à cabeça o bambu, o elástico ou uma superfície maleável. Note que algo flexível cede porém volta para sua forma original.

Flexível é um adjetivo que qualifica algo como maleável, dobrável e que consegue se curvar. Também pode representar a agilidade ou elasticidade de determinada coisa ou pessoa.

Ele é um material sólido é maleável quando pode ser dobrado sem se romper. São exemplos de materiais maleáveis os papéis, alguns tipos de plásticos , os fios de cobre utilizados em instalações elétricas e aluminio.

A ductilidade é uma propriedade mecânica que se refere à capacidade de um material de se deformar (geralmente por esticamento) sem se romper. Um exemplo clássico de ductilidade é o ouro. O ouro é um dos metais mais dúcteis e pode ser esticado em fios extremamente finos, o que é útil para a criação de joias detalhadas.

Exemplos de metais maleáveis são:

  • Ouro.
  • Prata.
  • Ferro.
  • Alumínio.
  • Cobre.
  • Índio.
  • Lítio.

Dessa forma, os modos de fratura são divididos em frágil e dúctil. Os materiais frágeis possuem a capacidade de absorver uma pequena quantidade de energia antes da sua fratura. Por outro lado, os dúcteis possuem alta absorção de energia e deformação plástica extensa [1].