O que significa DPP eco na caderneta de gestante?

Perguntado por: mpinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

DPP é a abreviação que os obstetras usam para Data Provável do Parto ou DPP. A Data Provável do parto por definição é o dia em que a gestação completa 40 semanas, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação.

Existe também a Regra de Naegele, que é uma forma padronizada de calcular a data provável do parto. Funciona assim: você subtrai três meses e adiciona sete dias à data da última menstruação. O resultado é aproximadamente 280 dias (40 semanas) após o último período menstrual.

Calculadora gestacional pela data da concepção
Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento.

Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês. Por exemplo, se a última menstruação foi em 13/08, a DPP será 20/05.

Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser:

  • Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação;
  • Data da última menstruação (DUM);
  • Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Como descobrir a data da concepção pelo ultrassom? Sabendo a idade gestacional, basta subtrair duas semanas e você terá o número de semanas em que ocorreu a concepção. Para não precisar fazer os cálculos de cabeça coloque apenas a data em que o exame foi realizado e a idade gestacional estimada em nossa calculadora.

Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg.

36 semanas
Na 36a semana é oficialmente quando entra no 9º mês de gestação, seu bebê está quase pronto para nascer.

Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.

semana as chances de ter alguma complicação na gravidez começam a aumentar. Por isso a recomendação de interromper com 41 semanas.

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

Confira alguns deles!

  1. 1- Mais contrações de treinamento.
  2. 2- Pressão na pelve.
  3. 3- Sensação de respirar melhor.
  4. 4- Diminuição do movimento fetal.
  5. 5- Maior inchaço nas mãos e pernas.
  6. 6- Aumento da secreção vaginal.

Idade gestacional é geralmente definida como o número de semanas entre o primeiro dia do último período menstrual normal da mãe e o dia do parto. Mais precisamente, a idade gestacional é a diferença entre 14 dias antes da data da concepção e o dia do parto.