O que significa dote culinário?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

[Figurado] Qualidade, mérito ou dom natural (ex.: dotes de cozinheiro; ela tem dotes oratórios).

Tradicionalmente, esse dote permitia que a jovem esposa tivesse um status reconhecido dentro da família do noivo, também conferindo-lhe um certo respaldo financeiro, em caso de emergência.

Enquanto o preço da noiva, ou serviço de noiva, é um pagamento feito pelo noivo ou sua família para os pais da noiva, o dote são os bens transferidos da família da noiva para o noivo ou sua família.

Conjunto de bens que a mulher traz ao matrimónio e que não se pode alienar senão em certos casos previstos na lei.

A família da noiva oferecia uma espécie de herança, ou seja, o dote para o noivo. “O dote era uma espécie de antecipação da herança a que a noiva teria direito. Esses bens materiais poderiam ser dinheiro, terras, escravos, roupas e joias.

Quando acabou o dote no Brasil? Até o final do século 19, no Brasil, os pais da noiva pagavam o dote para o noivo antes do casamento, no intuito de que as filhas conseguissem bons casamentos, com homens de renome da sociedade.

Ajuda financeira. Antigamente, a tradição mandava que o pai da noiva pagasse por todo o casamento. Os tempos mudaram, mas nada impede que seu pai te dê um presente, pagando por um ou outro serviço. O quanto ele estará envolvido financeiramente cabe a vocês.

Em uma família de classe média, o desembolso pode chegar de 300.000 a 400.000 rúpias (entre 5.400 e 7.100, algo exorbitante em um país no qual a renda per capita é de pouco mais de 2.700 ao ano), já que a "organização" do casamento inclui jóias, vestidos e bens materiais tanto para a namorada como para a família ...

O casamento na Bíblia normalmente era motivo para comemorações animadas e que poderiam durar uma semana, ou mais. O curioso é que o matrimônio acontecia em duas etapas: a primeira era o noivado, celebrado diante de testemunhas. Através dele, a jovem era destinada ao rapaz, sem relação conjugal.

Já o casamento real, entre cerimônia, festa e segurança, custará o estonteante valor de 32 milhões de libras. Isso mesmo: 32.000.000 de libras esterlinas, o equivalente a pouco mais de R$ 161,5 milhões.

SOCIEDADE MARANHESE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
O dote foi um costume praticado por milênios no Ocidente, sendo uma herança de origem portuguesa em virtude do processo de colonização.

Em famílias mais tradicionais é costume da família da noiva assumir os gastos da cerimônia e festa de casamento, deixando para o noivo a lua de mel e a casa ou apartamento onde irão morar os noivos. Mas os tempos são outros. As tradições já não são mais regras a serem seguidas.

O sistema de dote da Índia remonta há milhares de anos, quando as mulheres que não podiam herdar propriedade sob as leis hindus recebiam um dote registrado em seu nome durante o casamento. Com o tempo, a prática passou a ser associada à violência contra a mulher vinculada à coerção do dote de sua família.

Os dotes foram proibidos na Índia há mais de 60 anos, mas a prática persiste, e não apenas nas partes rurais e mais tradicionais do país. O dote consiste em uma recompensa financeira dada à família do noivo quando um casal oficializa o matrimônio.

De acordo com a tradição, a família da noiva pagava o dote. Ele era como um adiantamento da herança.

Ao que parece, o costume antigo era se casarem as jovens entre os 15 e 20 anos, afora alguns casos nas famílias do período colonial, quando se casavam ainda mais jovens.

Continuar lendo Quem paga o dote cigano?